GuarujáMeio Ambiente

Banhistas são surpreendidos com cobra em praia de Guarujá

Animal chegou a ficar próximo de um morador em situação de rua e foi resgatado por equipes ambientais

Os banhistas que circulavam pela Praia da Enseada, no Guarujá, foram surpreendidos com a presença da cobra muçurana (Pseudoboa nigra). Ela estava na faixa de areia da região do Canto do Tortuga e foi necessária a presença da Guarda Ambiental para a remoção do animal.

Nas imagens compartilhadas pelas redes sociais foi possível ver a cobra na água da praia. Segundo a prefeitura, a Guarda Ambiental fazia patrulhamento no local e foi acionada por banhistas que passeavam em motos aquáticas, no último domingo (4). O animal estava próximo à área de lazer náutico, em frente a Avenida Miguel Estéfano.

De acordo com a administração municipal, as testemunhas informaram aos guardas que encontraram a serpente perto de um morador em situação de rua, que aparentava estar alcoolizado.

A equipe da Guarda Ambiental capturou o animal e, em seguida, realizou a soltura da cobra em uma área de mata no Morro Sorocotuba, na Estrada de Pernambuco. A orientação da prefeitura em situações como essa é acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelos números 3344-1440 ou 153.

De acordo com especialistas, a cobra muçurana é uma serpente da família Colubridae, que é mais conhecida como cobra-preta. Apesar da cor, não é venenosa. A espécie não só encontrada no Brasil, mas também está presente na Bolívia e Uruguai. Ela também pode ser vista em áreas de caatinga e cerrado.

A cobra muçurana é importante na cadeia alimentar, pois controla a quantidade de roedores.

LEIA TAMBÉM

VÍDEO – Polícia Militar Ambiental localiza 6 tartarugas em armadilha em Cananéia

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo