Mafioso mais procurado da Itália é preso após 30 anos foragido
Ele foi julgado e condenado em 2002 por vários assassinatos, recebendo diversas sentenças de prisão perpétua
A polícia italiana prendeu nesta segunda-feira (16), o fugitivo mais procurado do país, Matteo Messina Denaro, chefe da máfia Cosa Nostra, organização criminosa centenária.
Condenado por vários assassinatos, bem como pela participação em ataques a bomba em Florença, Roma e Milão, Denaro colecionava diversas sentenças de prisão perpétua.
Matteo Messina, estava foragido há 30 anos, as forças de segurança não tinham nenhuma foto atualizada do criminoso, contando apenas com a tecnologia para projetar sua aparência atual.
Segundo os policiais, mesmo foragido, o italiano ainda dava comandos para as ações da máfia na área ao redor da cidade de Trapani.
Durante uma operaçã, Denaro, agora com 60 anos, foi capturado em uma clínica particular na Sicília, onde recebia tratamento para um câncer.
A repercussão
O presidente do país, Sérgio Mattarella, parabenizou as forças de segurança italianas.
A primeira-ministra de extrema direita da Itália, Georgia Meloni, disse que a prisão é uma prova de que o Estado não desiste da luta contra a máfia. No Twitter, ela escreveu que “o combate à criminalidade continuará como prioridade absoluta do governo”.
La prevenzione e il contrasto della criminalità mafiosa, come attesta il fatto che il primo provvedimento dell'Esecutivo ha riguardato il regime penitenziario duro per i mafiosi, continueranno ad essere una priorità assoluta di questo Governo.
— Giorgia Meloni (@GiorgiaMeloni) January 16, 2023
Após o anúncio da prisão, o mafioso desembarcou em Palermo para se encontrar com os policiais que participaram da ação.
VEJA TAMBÉM: Polícia prende anestesista colombiano acusado de estupro