ObrasSão VicenteTransportes

Licitação para a reconstrução da ponte da futura linha do VLT é aberta

Estrutura localizada ao lado da Ponte dos Barreiros será utilizada para que o modal passe sentido Área Continental

Há décadas que os moradores da Área Continental de São Vicente aguardam por um transporte mais prático em direção à Área Insular da cidade ou até Santos. Mas esta espera pode estar com os dias contados. Isto porque a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), responsável pela operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), abriu a licitação para escolher a empresa que fará as obras de recuperação, reforço e ampliação da Ponte A Tribuna. É por ela onde o VLT irá passar.

Segundo o órgão estadual, esta reforma da ponte marca o início da implantação da terceira fase do VLT da Baixada Santista, que conectará o Terminal Barreiros ao bairro Samaritá. A obra será paga pelo Governo do Estado e o investimento previsto é de R$ 505 milhões.

O Terminal Samaritá beneficiará aproximadamente 150 mil pessoas que moram em dez bairros da Área Continental de São Vicente e dependem do transporte público para ir até Santos, que concentra boa parte das atividades econômicas da Baixada Santista.

A sessão pública de apresentação das propostas está marcada para o dia 14 de março, às 10h30, na sede da EMTU, que fica na Rua Joaquim Casemiro, 290, bairro Planalto, em São Bernardo do Campo.

Reforma e ampliação

O projeto de reforma da Ponte A Tribuna prevê a ampliação e reforço da estrutura de 650 metros de comprimento, além da expansão do trecho de passeio, melhorias da infraestrutura rodoviária e duplicação da parte ferroviária, atualmente inativa. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 24 meses, após o começo dos trabalhos.

Com isso, o VLT terá 27 km de extensão, sendo 11,5 km já em operação (Barreiros ao Estação Porto), 8 km em obras (Conselheiro Nébias ao Valongo) e 7,5 km que aguarda a licitação (Barreiros ao Samaritá).

LEIA TAMBÉM

Obra do VLT de Santos interdita rua no Valongo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo