GeralSantos

Lazer e homenagem ao Charlie Brown marcam o aniversário de 477 anos de Santos

No Quebra-Mar houveram inaugurações de fonte interativa e da escola de skate. Já na praia, o show levou mais de 30 mil pessoas

Um aniversário que certamente estará marcado na mente dos santistas e também dos turistas. A quinta-feira (26) foi de celebrar os 477 anos da cidade de Santos e entre os destaques, rolaram inaugurações de uma Escola de Skate e da Fonte Interativa, ambas funcionando no Parque Roberto Mário Santini, o Quebra-Mar e pela noite um show para homenagear os 30 anos da banda Charlie Brown Jr, que foi fundada em Santos.

Couberam a Marcão Britto & Thiago Castanho, integrantes do grupo, junto ao baixista Heitor Gomes, aos bateristas Bruno Graveto e Pinguim Ruas, além de Egypcio, no vocal, levar os 30 hits de sucesso em mais de duas horas de apresentação.

Jovens, adultos e até crianças puderam cantar os sucessos como ‘Te Levar’, ‘Papo Reto’, ‘Só os Loucos Sabem’, ‘Proibida Pra Mim’, ‘Zoio de Lula’, ‘Rubão’, entre tantas outras. “Hoje foi a realização de um sonho: fazer um show na praia, no aniversário de Santos, era um desejo antigo nosso”, comentou Marcão Britto.

Mais de 30 mil pessoas tomaram as areias da Praia do Gonzaga, próximo ao Canal 2 e o clima, além de nostalgia e alegria, foi também de muita emoção por homenagens ao Chorão e a Champignon, mortos em 2013, mas que não saem do coração.

Quebra-Mar

Também nesta quinta-feira, houveram inaugurações do playground temático e o parque das águas, que compõem o Espaço Kids do Novo Quebra-Mar, no Parque Roberto Mário Santini. Centenas de crianças brincaram e pularam nos novos espaços liberados ao público. No playground, além das diversões tradicionais, como balanços e escorregadores, os pequenos ainda encontraram atrações que remetem a pontos turísticos e marcas da Cidade, como os morros, o farol, o navio recreio e até os prédios tortos.

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

“Santos faz 477 anos, mas quem ganha o presente somos nós, porque o parque também pode ser utilizado pelas crianças acima dos 18 anos”, brincou o prefeito Rogério Santos. “As fontes interativas já são sucesso na Cidade e ainda faltava uma aqui no Novo Quebra-Mar”, comentou o chefe do Executivo santista.

No mesmo espaço da fonte interativa, ainda há um monumento instagramável, dotado de esguichos, que simula um quadro em que as pessoas parecem estar “saindo” da foto. Ao lado, a nova escola de surfe comandada pela lenda viva, Picuruta Salazar, também mostrava o novo visual, igualmente inaugurado nesta quinta-feira.

Skate

Ainda no Quebra-Mar, foi inaugurada mais uma unidade de escola de skate. “Inaugurando esta escolinha só vamos avançar ainda mais na modalidade, porque além da pista de skate, também vamos entregar, em breve, um centro de treinamento para o surfe e para o skate aqui no emissário”, afirmou o prefeito Rogério Santos.

Parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes (Semes) e a Associação Sócioeducativa de Esporte e Lazer (Aseel), o projeto funciona há quatro anos com atividades na Praça Palmares (Embaré) e na Lagoa da Saudade (Nova Cintra). Mais de 1.400 crianças e jovens, de 7 a 17 anos, já foram atendidos gratuitamente pela iniciativa.

Local contará com pista especializada na prática do skate olímpico. Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

A previsão, com a entrega da nova pista de skate do parque, é que sejam abertas mais 120 vagas gratuitas, atendendo no total 360 jovens na Cidade. As aulas terão início imediato em uma estrutura provisória já disponibilizada pela Prefeitura, no Novo Quebra-Mar.

De acordo com o coordenador e um dos professores do projeto, Guilherme Parada, o foco serão os fundamentos da modalidade e equilíbrio na parte plana e, conforme a evolução dos atletas, passarão para a pista de pump track, que tem ângulos que permitem desenvolver outras habilidades.

Para o secretário de Esportes de Santos, Gelasio Ayres Fernandes Júnior, essa é mais uma grande conquista do esporte santista. “Desde a Olimpíada (Tóquio/2021), com a conquista da nossa atleta Rayssa Leal, o skate caiu de vez nas graças da garotada. Hoje é um dos esportes mais procurados pelos jovens, meninos e meninas, e é papel do poder público incentivar a prática, fomentando a modalidade, com aulas gratuitas, realização de competições e investimento em infraestrutura”.

Segundo o presidente da Aseel, entidade responsável pelo projeto Futuro do Skate, Marcos Pereira Mendes, o Camarão, a inauguração do novo módulo no Quebra-Mar é um grande marco para o projeto. “As nossas aulas transcendem a prática esportiva, porque ajudam não só a formar atletas, mas a formar cidadãos e pessoas de bem, trabalhando com crianças e adolescentes de todos os segmentos da sociedade, de maneira democrática e solidária”, destaca.

Mais atrações

A programação cultural dos 477 anos de Santos tem sequência nesta sexta-feira (27), com mais talentos da Cidade como destaque. A partir das 17h30, o Balé da Cidade de Santos apresenta a última sessão do espetáculo ‘Mulheres de Areia’, na Praia do Boqueirão (em frente à Rua Angelo Guerra).

Inspirada na figura da mulher e na obra do poeta e compositor Vinícius de Moraes, a produção assinada por Renata Pacheco transforma a praia em palco, tendo o mar como cenário.

Já às 18h, o palco da praia do Gonzaga (próximo ao canal 2) recebe a Banda Musirama, com participação de Salazar Sax. Às 20h será a vez da Banda Carlos Bronson, com participação do cantor Léo Maia. Formada por Gibi Wagner (vocal), Nando Bassetto (guitarra), Paulo Faria (baixo e voz) e André Pinguim (bateria e voz), a Musirama vai apresentar repertório com muita black music, reggae, funk, MPB, pop e rock, com uma pegada ímpar e uma qualidade especial.

O convidado especial do show é o saxofonista Salazar, com diversas colaborações com artistas consagrados, tais como Elza Soares, DJ Patife e Edi Rock (Racionais MC’s).

A outra atração da noite é a Banda Carlos Bronson, exaltando a música brasileira. Um dos grupos mais famosos da cena santista, os músicos também são presença constante em casas noturnas em todo o Estado de São Paulo.
Formado por Adriano Avilla (baixo), André Assunção (bateria), Daniel Rodrigues (guitarra), Roger Guerra (voz), Rodrigo Vilela (sax) e Tulio Mendes (trombone), a banda terá a companhia do cantor Léo Maia, filho do lendário Tim Maia, trazendo toda a potência da soul music brasileira, que carrega literalmente em sua veia.

No fim de semana, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) se apresenta no sábado (28), a partir das 18h, no palco da praia do Gonzaga. Sob regência do maestro Luís Gustavo Petri, a OSMS terá o concerto composto por duas partes. Na primeira, será exibida a peça ‘Quadros de uma Exposição’, de Modest Mussorgsky.

Já na segunda parte será reapresentado o show Clássicos do Rock, sucesso nos palcos santista e na Capital, na companhia dos músicos Cristopher Clark (voz), Bruno Silveira (bateria), Mauro Hector (guitarra) e Paulo Faria (baixo).
No domingo (29), encerrando a programação cultural dos 477 anos de Santos, sobe ao palco da praia do Gonzaga o cantor Seu Jorge, a partir das 19h.

LEIA TAMBÉM

Tárcisio de Freitas anuncia construção de 574 unidades habitacionais em Santos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo