IlhaBelaMeio AmbienteTurismo

Seis anos depois, cachoeira de Ilhabela é liberada para visitações

Desde 2017, a Cachoeira do Gato não tinha visitantes em razão de um pedido feito pela própria comunidade

Turistas e os próprios moradores aguardavam ansiosamente para o retorno à Cachoeira do Gato, ponto turístico de Ilhabela. Mas agora ele foi reaberto para a visitação após seis anos de espera. O local foi fechado pela prefeitura em 2017, após pedido da comunidade.

A Cachoeira do Gato conta com queda d’água de aproximadamente 40 metros de altura e uma paisagem formada pela Mata Atlântica. O acesso é pela Praia dos Castelhanos, onde o visitante deve passar por uma trilha de dois quilômetros. O local passou por uma reestrutura com corrimãos, escadaria e guarita com serviços de orientação.

Além de outras mudanças, o deck de contemplação da queda foi refeito em metal para dar mais segurança aos visitantes e a ponte pênsil em eucalipto que havia caído com a cheia do rio foi reconstruída.

Motivos para o fechamento

As visitas à atração foram suspensas há quase seis anos por pedido de moradores da Comunidade Ribeirão. Na época, eles alegavam que a captação de água que abastecia cerca de 18 famílias estava abaixo da cachoeira. O problema foi solucionado com a alteração do ponto de captação e um novo sistema de distribuição aos moradores.

Outra mudança para os moradores é de após as melhorias realizadas não será necessário que o visitante passe por dentro da comunidade, mantendo a privacidade das pessoas que moram no Canto do Ribeirão e proporcionando ao turista um caminho seguro e em contato com a Mata Atlântica.

A Trilha da Cachoeira do Gato tem início no canto esquerdo da Praia dos Castelhanos e os passeios podem ser agendados com as agências de receptivos da cidade ou por meio do projeto local de Turismo de Base Comunitária.

LEIA TAMBÉM

Novo PS de São Vicente tem inauguração adiada por causa de furto

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo