VÍDEO – Santos está em estado de alerta devido às fortes chuvas
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, Santos está em estado de alerta em razão das fortes chuvas que atingem a região. Pontos de alagamento e quedas de árvores foram detectados neste domingo (19) e a previsão é que as precipitações permaneçam até segunda-feira (20), quando perdem intensidade.
O índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 173,2 mm, enquanto o acumulado do mês está em 307 mm. Às 3h, a maré atingiu 2,10m na Praticagem e, às 3h20, 2,35m no interior do estuário, na Ilha Barnabé.
Já a altura das ondas chegou a 3,68m às 23h de sábado (18) e, às 3h deste domingo, a maré alta alcançou 3,06m. Em relação ao vento, foram registradas rajadas de 83,2 km/h às 15h45 de sábado e, às 4h10 deste domingo, atingiram 61,12 km/h.
Registros de moradores mostram como o mar reagiu as fortes chuvas.
Foram detectadas quedas de árvores de pequeno a grande porte na viela Arnaldo Luiz (Morro São Bento) e nas ruas Campos Sales (Vila Mathias), Carlos Gomes (Campo Grande), Prefeito Antenor Bue (Aparecida) e João Fraccaroli (Santa Maria).
VIAS INTERDITADAS
A Avenida Nossa Senhora de Fátima (dois sentidos), na altura da Rua Ana Santos, tem alagamento e está transitável apenas para veículos grandes. Os de pequeno porte precisam seguir rota pela Avenida Bandeirantes, passando pelo bairro Piratininga e acessando o elevado sobre a Rodovia Anchieta.
A Av. Martins Fontes, na altura do Saboó, tem duas faixas (direita e central) intransitáveis para veículos pequenos, que utilizam a faixa da esquerda. A Praça Washington (José Menino), bloqueada ontem à noite, já está em condições de passagem de veículos.
MORROS
De acordo com o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), os morros de Santos estão em estado de atenção. Os moradores da área devem observar sinais de perigo como trincas nas paredes ou no terreno da moradia, rachaduras no solo, inclinações de árvores e postes, estalos nas paredes e muros estufados.
Em qualquer uma dessas situações, o munícipe deve deixar imediatamente a residência e acionar a Defesa Civil de Santos pelo telefone 199. Para receber alertas meteorológicos, o munícipe pode se cadastrar através do número 40199.
Todas as áreas de encostas são monitoradas, com maior foco na execução do PPDC, iniciado em 1º de dezembro com término no final de abril (um mês a mais do que o plano estadual).
PREVISÃO
De acordo com boletim emitido no sábado pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), a previsão é de que as chuvas percam intensidade a partir de segunda-feira (20), quando a probabilidade de precipitação cai de 90% para 60%, com volume esperado de 5-15mm.
O nível do mar também deve diminuir. Às 3h, a maré deve baixar para 1,6m na baía de Santos e para 1,8m no interior do estuário. Em relação às ondas, a previsão é de que variem entre 1,2m e 1,8m no mesmo horário.
Leia mais
Bike Santos chega aos 10 anos e ganha novas bicicletas e estações