

A Baixada Santista é uma das regiões do Estado de São Paulo que mais registram descargas elétricas. E no último final de semana, não foi diferente. De acordo com dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram mais de 1,2 mil raios em apenas seis horas.
Uma equipe do Elat contabilizou os raios das 18h até meia-noite de domingo (5), durante uma forte chuva que atingiu a região. Entre as nove cidades da Região, Peruíbe foi a campeã, com 486 raios durante o período. a segunda no ranking foi Itanhaém, com 331 descargas elétricas e Santos teve 133 raios.
Já o Guarujá foi a quarta cidade com maior número de raios, com 122. Contudo, na cidade, o temporal causou estragos e deixou aproximadamente 20 famílias desalojadas após dois galhos de uma árvore de grande porte terem se rompido e atingido oito casas. Segundo a prefeitura, choveu cerca de 37 mm e os ventos chegaram a 69km/h, nas últimas 24h.
Prevenção
De acordo com o Elat, para evitar acidentes com raios, o ideal é não sair de casa ou permanecer na rua durante as tempestades, a não ser que seja necessário. Neste caso, procure se abrigar nos seguintes lugares:
- Carros, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis, estacionados longe de árvores ou linhas de energia elétrica;
- Moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios;
- Abrigos subterrâneos, como metrôs ou túneis, em grandes construções com estruturas metálicas, ou em barcos ou navios metálicos fechados.
Caso esteja dentro de casa, evite usar qualquer equipamento ligado à rede elétrica, como o celular. O ideal é ficar longe de tomadas, canos, janelas e portas metálicas. Se estiver na rua, não segure objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés e não empine pipas ou aeromodelos com fio.
Além disso, tente não ir em locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, como: Topos de morros, cordilheiras ou prédios, áreas abertas e próximas de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas, trilhos e árvores isoladas.
Se estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir que os pelos estão arrepiados ou que a pele começou a coçar, fique atento. Isso pode indicar a proximidade de um raio que está prestes a cair. Neste caso, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não fique deitado.
LEIA TAMBÉM
Mais de 3 mil embarcações são vistoriadas e 117 são impedidas de trafegar em Guarujá