Dia do Consumidor: Procon de Santos alerta para cuidados na hora de aproveitar as promoções
Cuidados devem ser redobrados em compras feitas pela internet


Nesta quarta-feira (15) se comemora o Dia Mundial do Consumidor, data que promete alavancar o comércio com promoções.
Nesse momento, muitas pessoas correm para garantir o produto desejado por um preço mais acessível. Mas é justamente neste período que as pessoas precisam aumentar os cuidados para não cair em golpes e ter aborrecimentos ou prejuízos.
De acordo com o diretor do Procon Santos, Ronaldo Ferreira, o consumidor deve ter ciência dos seus direitos e ficar muito atento às compras.
“No período de um ano e meio, essa forma de comércio cresceu em quase 30%. Sendo assim, é um tipo de serviço que requer uma atenção maior dos órgãos de fiscalização e do próprio consumidor”
O diretor do Procon alerta ainda para a necessidade de fazer uma pesquisa prévia com o nome da empresa em sites como o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e o Reclame Aqui, onde é possível saber mais sobre a reputação da empresa com o relato de outros compradores. Outra fica é aferir se a empresa possui CNPJ, endereço físico e telefone de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
Reclamações
Mas não são apenas as vendas on-line que devem acender um sinal de alerta aos consumidores. De acordo com Ronaldo, as três principais reclamações do consumidor em Santos são: empresas de telefonia e transmissão de dados, (incluindo os serviços de internet, telefone fixo e celular), na liderança das queixas, serviços de crédito (empréstimos, crédito consignado), em segundo lugar, e assistência técnica e venda de produtos eletroeletrônicos, que ocupam o terceiro lugar.
Leia mais
Prefeito Kayo Amado anuncia novo Posto Rodoviário