São Vicente vai reforçar a segurança nas escolas
O patrulhamento da Guarda Municipal será triplicado e atendimento psicológico será ampliado
As últimas semanas ficaram marcadas pelos terríveis ataques que causaram mortes em uma escola de São Paulo e em uma creche em Santa Catarina. Temendo que este cenário ocorra em São Vicente, o prefeito Kayo Amado (Podemos), anunciou no sábado (8), um pacote de medidas com o objetivo de garantir mais segurança nas unidades de ensino do município.
De acordo com a administração, os trabalhos começam já nesta segunda-feira (11), com o número de viaturas que realizam o Patrulhamento Comunitário Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) será triplicado. Além disso, o prefeito salienta que haverá a contratação de novas câmeras que serão instaladas nas unidades de ensino e integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO), garantindo monitoramento 24h com agentes da Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM).
Em 2022, a Prefeitura contratou controladores de acesso nas unidades, que a partir de agora receberão formação específica para lidar em situações de crise. Esta capacitação também será dada aos demais profissionais das escolas do Município.
Atenção psicológica
Outra importante medida já adotada pela Secretaria de Educação (Seduc) em janeiro deste ano, e que será intensificada neste mês de abril, é a do programa de psicólogo nas unidades escolares, tendo em vista que, os atentados cometidos nos ambientes escolares têm, em muitas vezes, questões relacionadas à saúde mental, como pano de fundo.
“É hora de fortalecermos a segurança nas escolas. Pais e mães, sei que estão aflitos neste momento. Por isso, estamos tomando medidas preventivas a fim de evitar os tristes casos que temos acompanhado pelo Brasil. Sempre bati na tecla de que a criançada é prioridade em nosso governo. Não mediremos esforços para zelar pela vida dos nossos pequenos”, ressaltou o prefeito Kayo Amado.
LEIA TAMBÉM