Meio AmbienteSantos

Mais de 300 Kg de resíduos são removidos de manguezais em Santos

Limpezas em pontos da Zona Noroeste foram feitas

Alguns pontos da Zona Noroeste de Santos sofrem com o despejo irregular de lixo e uma das consequências são as crônicas enchentes. Para diminuir este transtorno, aconteceu o 2° Mutirão de Limpeza Sprite Ecofaxina em alguns pontos da região. Junto com a Secretaria de Meio Ambiente de Santos (Semam), a ação contou com 30 voluntários e resultou na coleta de 313 quilos de material nos manguezais da cidade.

A limpeza se concentrou especialmente entre os rios São Jorge e Casqueiro, no bairro São Manoel. Do total coletado, destaque para a retirada de 62 quilos de plástico, 39,5 quilos de isopor e 27,5 quilos de borracha. Todos que participaram ressaltaram a importância de participar da limpeza pelo bem do meio ambiente, dos animais e para evitar novos transtornos.

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Antes dos voluntários afundarem as botas – o Instituto Ecofaxina se encarrega de emprestar todos equipamentos de proteção individual (EPIs) – o biólogo Fábio Alexandre Nunes explicou a importância do manguezal. “Cerca de 90% das espécies marinhas se reproduzem no manguezal”.

Ele também pediu atenção especial para o recolhimento de microplásticos, que facilmente são ingeridos pelos peixes. “De repente, quem está comendo um peixe, na Capital, pode estar ingerindo peixe que comeu nanopartículas de plástico”.

Diretor de Educação Ambiental do Instituto Ecofaxina, Fábio Nunes destacou que a sociedade moderna não precisa “endemonizar” o plástico, mas apenas repensar o seu uso. “Devemos pensar na logística reversa, evitando que ele caia na cadeia alimentar”.

Presidente do Ecofaxina, William Schepis ressaltou que a ação deste sábado também é ligada à coordenação nacional do projeto Blue Kippers, iniciativa do Pacto Global da ONU em apoio a projetos de combate à poluição marinha.

LEIA TAMBÉM

Mutirão contra a dengue em Santos elimina 65 focos de transmissão

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo