Meio AmbienteSaúde

Ministério da Agricultura declara emergência zoossanitária devido à gripe aviária

Primeiros casos de H5N1 foram detectados em 15 de maio

O Ministério da Agricultura anunciou a declaração de emergência zoossanitária por um período de 180 dias em virtude da propagação da gripe aviária no país. A medida foi oficializada na edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (22). Status é declarado sempre que há um risco de uma doença se propagar rapidamente entre os animais.

De acordo com o governo, até o momento, oito casos de H5N1 foram confirmados em aves no Brasil, sendo sete no estado do Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. Todos os casos estão relacionados a aves silvestres migratórias. Não foram registrados diagnósticos da doença em humanos ou em aves destinadas ao consumo.

Além disso, o governo prorrogou por tempo indeterminado a suspensão de feiras, exposições e outros eventos que promovam aglomeração de aves. Essa medida foi implementada no final de março como forma de prevenção.

A criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, também permanece suspensa. Essa determinação se aplica a todas as espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas que estejam em cativeiro ou sendo criadas para outros fins.

VEJA TAMBÉM: Vacina QDENGA é aprovada no Brasil para uso independentemente de exposição prévia à dengue

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo