
Conhecer os mitos e verdades sobre peeling é uma das melhores formas de separar a realidade dos boatos. E com o acesso à informação, cada vez mais as pessoas pesquisam antes de fazer qualquer tipo de procedimento. O que é o certo.
No caso do peeling, que é um dos procedimentos mais buscados em clínicas de estética do Brasil existe uma lista enorme de mitos e verdades. Muitos deles criados a partir de sessões de peeling que não deram resultado ou que foram feitas por profissionais despreparados. Vamos ver o que é mito e o que é verdade?
1. Além do peeling facial também existe peeling corporal
Verdade. Mesmo que muitos acreditem que o peeling só possa ser feito no rosto. O peeling corporal é uma opção para quem tem manchas no colo, nas costas ou virilha, por exemplo.
2. Laser, luz pulsada e microagulhamento dão os mesmos resultados que o peeling
Mito. Mesmo que também possam ser feitos na região do rosto, cada um desses tratamentos estéticos possui uma finalidade e resultados específicos.
O laser é indicado para combater o envelhecimento, clarear manchas ou promover uma depilação duradoura (no caso da depilação a laser).
A luz pulsada age sobre o pigmento da pele, seja em vasos ou em manchas. Então, é recomendada para pessoas que querem eliminar vasinhos ou manchas de pele.
Já o microagulhamento estimula a produção de colágeno, assim como o peeling, mas a diferença é que é feito com microagulhas que penetram na pele e penetram ativos.
3. Peeling é bom para espinhas
Verdade, mesmo que este seja um dos mitos e verdades sobre peeling que mais geram discussões. No entanto, não é o melhor tratamento para o problema. O que acontece, na prática, é que o peeling é bom para disfarçar cicatrizes de acne.
No caso das espinhas, a dica é combinar o peeling com ácido retinóico e salicílico. O primeiro ajuda a combater a hiperqueratinização, controlar a oleosidade da pele e eliminar os microorganismos. Já o segundo, tem vitamina A na composição e é muito usado para esfoliação e estímulo da produção de colágeno.
4. Peeling é bom para tirar manchas
Verdade. O peeling é muito eficaz para reduzir manchas da pele decorrentes por diversos motivos como, por exemplo, alterações hormonais, exposição solar sem proteção e genética.
Ele age da seguinte forma: atinge a camada superficial, média ou profunda da pele e faz com que descame e se renove. Assim, surge uma pele novinha em folha mais clara e uniforme.
5. Peeling é limpeza de pele
Mito. As duas técnicas fazem parte do universo de beleza, mas são diferentes. Está em dúvida sobre o que é melhor para o seu caso, entre peeling ou limpeza de pele?
A limpeza de pele funciona para remover cravos e o acúmulo de sebo nos folículos, enquanto o peeling promove uma esfoliação ou descamação para eliminar manchas e marcas de expressão. Então, basta levar em consideração o resultado que deseja obter.
6. Peeling é caro
Mito. O preço do tratamento de peeling varia de acordo com a técnica utilizada e do objetivo a ser alcançado. Em geral, os tipos de peeling mais baratos são peeling de cristal e peeling de diamante.
O peeling químico também não costuma passar de R$ 300,00 por sessão, mas depende da profundidade da pele a ser atingida. Já o peeling com laser, que proporciona resultados rápidos, pode custar até R$ 4 mil reais, mas o preço também varia de clínica para clínica.
LEIA MAIS
Cajamar promove evento para alunos com deficiência na cidade