Polícia

Especialista comenta sobre o cenário da violência

Estado possui quatro cidades entre os mais violentos do país

O recente Anuário divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública trouxe à tona um cenário preocupante para o estado da Bahia, que lidera a lista das cidades mais violentas do Brasil com população acima de 100 mil habitantes no ano de 2022. Com quatro municípios entre os cinco mais violentos do país, a situação exige uma análise aprofundada por parte das autoridades e da sociedade, a fim de encontrar soluções efetivas para combater a violência.

De acordo com os dados do Anuário, os quatro municípios baianos que encabeçam a lista são: Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari, apresentando índices alarmantes de Mortes Violentas Intencionais (MVIs). A Bahia, como um todo, se vê diante do desafio de enfrentar essa realidade e adotar medidas que busquem a redução da violência e a promoção da segurança para os cidadãos.

Miguel Bomfim, advogado especialista em Direito Penal, Extrajudicial e Público, ressalta a importância de um olhar abrangente sobre a violência na Bahia: “Os números apresentados no Anuário são alarmantes e requerem uma abordagem integrada entre as instituições de segurança, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Precisamos identificar as raízes da violência e desenvolver políticas públicas que considerem as particularidades de cada região, para que as ações sejam efetivas e tragam resultados positivos, além de fomentar o policiamento e a investigação preventiva”, pontua o também professor da Faculdade UniFTC Jequié.

LEIA MAIS

Copa do Mundo Feminina 2023: Gols e emoções no Mundial

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo