Com o objetivo de reforçar a segurança da Cidade no feriado prolongado, a Prefeitura de Guarujá realizou a Operação Corpus Christi de quinta-feira (30) a domingo (2). Durante o período, foram efetuadas 218 orientações relativas a som abusivo, 46 aparelhos foram recolhidos pelos proprietários e cinco apreendidos pelos guardas civis municipais.
Além disso, as equipes miraram também nas regras do Código de Posturas, que disciplina o ordenamento da Cidade. No total, 54 animais foram retirados da faixa de areia, quatro bicicletas foram apreendidas por transitar em local proibido. Os agentes emitiram 20 autuações a ambulantes irregulares, 32 relativas à reserva de espaço e 10 autos de fiscalização a estabelecimentos.
A Operação é coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon) e tem apoio da Polícia Militar. Participaram as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e os grupamentos especializados de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Força-Tarefa, além da fiscalização.
A GCM atuou em patrulhamento preventivo na orla das praias e com a operação “pé na areia”, a fim de coibir o som abusivo. Já a Romu empregou o efetivo para coibir roubos e furtos. Houve fiscalização nos acessos à Cidade e fila da balsa, monitorando o trânsito na chegada dos turistas e adotando medidas para o escoamento de veículos.
A equipe de Força-Tarefa acionou ocorrências de perturbação do sossego, coibir pistões, combater invasões, realizando também a fiscalização náutica e o ordenamento da Praia de Pernambuco. No lazer náutico, 279 embarcações foram vistoriadas e 11 tiveram que retornar por falta de documentação necessária.
Leia mais
Meu Trampo: curso gratuito de empreendedorismo tem 700 vagas abertas
Corpo de PM desaparecido em Guarujá é encontrado
Guarujá vai regulamentar lei que permite funcionamento do comércio até meia-noite