Meio Ambiente

Incêndios criminosos devastam o Brasil, alerta estudo

99% dos focos de fogo são causados por ação humana, revela pesquisa

Um estudo inédito do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da UFRJ revela um cenário alarmante sobre os incêndios florestais no Brasil. Segundo a pesquisa, apenas 1% dos incêndios são de origem natural, como raios. Os outros 99% são resultado de ações humanas, muitas vezes ligadas a atividades como desmatamento e queimadas para agricultura.

A pesquisadora Renata Libonati, coordenadora do Lasa, afirma que a situação é crítica, especialmente na Amazônia, Cerrado e Pantanal, onde os incêndios já atingiram níveis recordes neste ano. A prática, além de devastar a biodiversidade, contribui para o agravamento das mudanças climáticas.

“A ocorrência dos incêndios no Brasil está intimamente relacionada ao uso da terra, às atividades econômicas, principalmente, ligadas ao desmatamento”, explica a pesquisadora.

O estudo, realizado por meio do sistema Alarmes, que monitora diariamente os incêndios por satélite, revela que a Amazônia já perdeu mais de 10 milhões de hectares de floresta este ano, enquanto o Cerrado e o Pantanal também registram números recordes.

A pesquisadora alerta para a necessidade de ações mais efetivas para combater os incêndios e prevenir novas ocorrências. Entre as medidas sugeridas estão a intensificação da fiscalização, a implementação de políticas de prevenção e o investimento em tecnologias para o monitoramento e combate ao fogo.

“É preciso mudar a forma como utilizamos o planeta, pois nosso estilo de vida atual é incompatível com o bem-estar da nossa sociedade no futuro”, afirma Renata Libonati.

LEIA MAIS

VÍDEO – Fogo na Serra do Mursa entra para lista de incêndios do Governo do Estado

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo