Banco Central expõe dados de 1.500 pessoas por erro operacional
Instituição alerta participantes da pesquisa sobre possíveis tentativas de golpe
O Banco Central (BC) informou nesta quinta-feira (5) que, devido a um erro operacional, divulgou indevidamente os dados pessoais de 1.500 participantes de uma pesquisa sobre a relação dos brasileiros com o dinheiro. O levantamento foi realizado entre 28 de maio e 1º de julho de 2024, e o erro ocorreu ao publicar os resultados em 29 de novembro.
Os dados expostos incluem nome, endereço, telefone, gênero, etnia, idade, escolaridade, estado civil, renda, vínculo empregatício, hábitos de pagamento, entre outras informações relacionadas ao uso de serviços financeiros e ao Pix. Segundo o BC, não foram divulgadas senhas, movimentações financeiras ou saldos de contas.
Assim que identificada a falha, a publicação foi retirada do ar e substituída pelos dados corretos. A instituição enviará cartas para notificar os participantes afetados.
Alerta para golpes
O BC orientou que os participantes fiquem atentos a possíveis tentativas de golpe, como ligações que mencionem os dados fornecidos na pesquisa. “Recomenda-se cuidado ao serem abordados por qualquer meio relacionado aos dados expostos. É provável que se trate de uma tentativa de fraude”, afirmou o órgão.
LEIA MAIS
Alura abre vaga 100% remota. Veja
IBGE: pobreza e extrema pobreza atingem menor nível no país desde 2012