Petrobras encontra nova jazida de petróleo na Foz do Amazonas
Descoberta na Foz do Amazonas pode abrir nova fronteira exploratória e aumentar a produção de petróleo no Brasil, segundo a presidente da Petrobras


A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou nesta sexta-feira (2) a segunda descoberta de petróleo no poço Morpho, localizado na bacia da Foz do Amazonas. A notícia eleva as expectativas para a exploração de novas fronteiras no país. O poço, designado como 1-BRSA-1405-APS, está situado a 175 quilômetros da costa do Amapá, em águas ultra profundas, a uma profundidade de 2.886 metros.
“Ainda não podemos garantir, mas tudo indica que estamos realmente abrindo uma nova fronteira exploratória. Existe otimismo de que essa fronteira ajude a mitigar o déficit de produção no Brasil. Não sabemos se a descoberta terá valor comercial, mas tudo indica que sim”, afirmou Magda durante coletiva de imprensa.
Um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, estima que o volume potencial total recuperável da Bacia da Foz do Amazonas pode atingir 10 bilhões de barris de óleo equivalente, que inclui tanto petróleo quanto gás natural. A primeira descoberta no poço Morpho foi anunciada em agosto deste ano.
Magda destacou que cada nova etapa dos testes confirma as expectativas. “Estamos valorizando essas áreas exploratórias para a Petrobras. O Amapá está se tornando mais valioso a cada dia”, disse. Durante a coletiva, a presidente apresentou uma amostra de óleo extraído do poço, classificando-o como “maravilhoso” e de baixa viscosidade. Detalhes técnicos sobre a qualidade do óleo, como o grau API, que indica leveza e densidade, permanecem em sigilo regulatório.
A Petrobras obteve autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para perfurar na Foz do Amazonas em outubro de 2025. Os testes e manobras no poço Morpho estão programados para serem finalizados até o fim de outubro, após o que a sonda será desmobilizada e enviada ao Rio Grande do Norte para novas perfurações em novembro.
No primeiro trimestre de 2027, está prevista a mobilização de uma nova sonda para perfurar três poços de delimitação no Bloco FZA-M-59, com o intuito de avaliar as jazidas e sua viabilidade comercial.
Por outro lado, na segunda-feira (28), o Ministério Público Federal (MPF) reiterou um pedido na Justiça para suspender a licença ambiental concedida à Petrobras para essa exploração. A ação, apresentada no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, visa interromper as atividades de perfuração e testes no bloco FZA-M-59, citando a insegurança nas operações, incluindo um vazamento de fluidos químicos de mais de 18 mil litros ocorrido em janeiro deste ano. O MPF também questiona a falta de consulta prévia aos povos indígenas e comunidades quilombolas e de pescadores da região, um direito assegurado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).



