EconomiaGaragem AZMundoPolítica

Governo estabelece lista de minerais críticos para atrair investimentos estratégicos

Governo define lista de 27 minerais críticos e estratégicos para estimular investimentos e desenvolver indústria local de transformação de recursos minerais

O Conselho Nacional para Industrialização de Minerais Críticos e Estratégicos se reuniu na quinta-feira (5), com o objetivo de estabelecer as prioridades do governo federal para a exploração de 27 minerais essenciais no Brasil. A lista aprovada organiza esses minerais em três categorias: alta, média e baixa prioridade, orientando futuras políticas públicas e investimentos.

Na elaboração dessa classificação, cinco critérios fundamentais foram considerados: o risco geopolítico associado a cada mineral, a concentração da oferta, a possibilidade de substituição do mineral, a posição do Brasil na cadeia produtiva—avaliando o nível de desenvolvimento necessário—e a dependência do país em relação a esses recursos provenientes do exterior.

A Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, sancionada em 16 de setembro, prevê investimentos de até R$ 7 bilhões para promover projetos de processamento e transformação desses recursos. Os investimentos serão direcionados conforme as prioridades definidas na reunião de hoje, com a intenção de desenvolver uma estrutura industrial robusta que permita ao Brasil não apenas exportar minerais brutos, mas também produzir bens com valor agregado, como baterias de veículos elétricos.

O Brasil se destaca globalmente, possuindo a segunda maior reserva de grafita, a terceira de níquel e a quarta de manganês, e busca intensificar seus investimentos nessas áreas. Os minerais elencados como prioridade estão diretamente relacionados à indústria em crescimento de tecnologias sustentáveis e armazenamento de energia.

“Por muito tempo exportamos essa riqueza em estado bruto e importamos o produto pronto, com valor agregado lá fora. Queremos romper esse ciclo e definir uma estratégia para o desenvolvimento aqui”, declarou o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente na reunião, enfatizou a urgência de construir uma indústria robusta de minerais no Brasil, destacando a importância de parcerias internacionais para alcançar esse objetivo.

“Não queremos fazer com que o Estado seja o senhor supremo da exploração, da transformação, da industrialização. Nós queremos construir parceria; precisamos aprender e formar alianças com outros países que queiram participar conosco desse processo de transformação e exploração”, destacou Lula.

Os Minerais Prioritários

A lista, aprovada pelo Conselho Nacional para Industrialização de Minerais Críticos e Estratégicos, é fruto da consolidação de informações de diversos órgãos, incluindo o Ministério de Minas e Energia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Os 27 minerais estão organizados de acordo com suas prioridades, mas a lista poderá ser revista e ampliada de acordo com novos critérios.

Minerais de Alta Prioridade

  • Terras raras
  • Grafita
  • Lítio
  • Níquel
  • Cobalto
  • Cobre
  • Manganês
  • Silício
  • Urânio

Minerais de Média Prioridade

  • Tungstênio
  • Cromo
  • Vanádio
  • Tântalo
  • Titânio
  • Fosfato
  • Potássio
  • Enxofre

Minerais de Baixa Prioridade

  • Nióbio
  • Estanho
  • Ferro
  • Zinco
  • Ouro
  • Magnésio
  • Molibdênio
  • Tório
  • Alumínio
  • Grupo da Platina
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo