3 toneladas de queijo impróprias para consumo foram apreendidas
3 toneladas de queijos, sem registro de inspeção, sem identificação e transportados de forma inadequada, de Minas Gerais para Campinas, foram apreendidos . O alimento estava impróprio para o consumo. .
O trabalho foi realizado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, em operação conjunta com a Polícia Militar Rodoviária.
“O transportador recebeu auto de infração por despachar produto de origem animal em desacordo com as determinações do serviço de inspeção.
O responsável tem o prazo de 15 dias para apresentar defesa e em se ratificando a irregularidade poderá gerar multa de 2500 Unidades fiscais do estado de São Paulo (Ufesp), chegando a um total de R$69.025,00” disse o médico veterinário Rodrigo Cesar Machado.
A carga, acompanhada do transportador foi encaminhada ao aterro sanitário de Limeira onde foi feita a destruição do produto.
“Cabe ressaltar que o consumo de produtos de origem animal, não inspecionados, pode servir de modo de transmissão de importantes enfermidades ao ser humano, dentre estas doenças estão a salmonela, cisticercose, botulismo, toxoplasmose, gastroenterite, toxinfecções e intoxicações, que podem causar graves danos à saúde dos consumidores”, disse o médico veterinário da Secretaria Bruno Bergamo Ruffolo
A fiscalização conjunta foi realizada na Rodovia Anhanguera, km 151 +600 metros, pista sentido interior/Capital.
leia também