
A professora Noemi, prefeita de Cabreúva (SP), é hoje um dos principais nomes da política regional. Após 30 anos lecionando e uma rápida ascensão no Legislativo, ela assumiu o Executivo após o falecimento do então prefeito Mangini; seu aliado político e mentor. Em entrevista ao Zeppi Topcast, Noemi contou como sua trajetória na educação molda suas decisões como gestora pública.
“Na prefeitura, eu continuo traçando planos, como fazia com meus alunos”, disse ela. “É sobre orientar, criar metas e pensar no bem coletivo.”
Educação como prioridade
Com orgulho pela origem humilde e da profissão de professora, Noemi colocou a educação como base de seu governo. Desde o início do mandato, reformou todas as escolas da rede municipal, construiu novas unidades e garantiu reajustes salariais para professores e diretores.
“Nós já entregamos duas escolas e estamos finalizando a terceira, no bairro Bananal”, afirma. Ela também anunciou a retomada das apostilas didáticas e capacitação dos profissionais da rede municipal para atender alunos com autismo e necessidades especiais.
UPA novinha e hospital municipal vindo aí
A saúde é outro foco da gestão. Cabreúva deve inaugurar ainda neste ano uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está pronta, aguardando apenas o AVCB do Corpo de Bombeiros para funcionar. A unidade promete desafogar o atendimento atual.
Além disso, está em construção o novo hospital municipal, que terá centro cirúrgico e UTI. A meta da prefeita é inaugurar a unidade até o segundo semestre de 2026. “Queremos acabar com a dependência da vaga da Cross e garantir cirurgias de baixa complexidade aqui mesmo na cidade”, explica.
Obra da Serrinha vai mudar a cidade
A obra da Serrinha, uma das mais aguardadas pelos moradores, está em fase final e deve ser entregue até o fim de 2025. A via vai melhorar a ligação entre o centro e o distrito do Jacaré, facilitando o trânsito e reduzindo acidentes. “Cabreúva será antes e depois da Serrinha”, afirma.
Também estão previstos novos acessos e avenidas ligando bairros afastados, como Colina, Santo Antônio e Bonfim, ampliando a mobilidade urbana.
Segurança com tecnologia e apoio às mulheres
Noemi aposta na tecnologia para melhorar a segurança pública. A cidade conta com o COI (Centro de Operações Integradas), com monitoramento 24h e sistema interligado a outras 60 cidades. Há ainda iniciativas como o botão do pânico para mulheres vítimas de violência, presença da Guarda Municipal nas escolas e até cães farejadores treinados para buscas complexas.
Turismo, cultura e eventos que movimentam a cidade
O Festival de Inverno de Cabreúva já se tornou o maior evento da cidade, reunindo mais de 12 mil pessoas. Neste ano, a cidade será sede da La Vuelta Brasil, evento de ciclismo de nível internacional. “Vamos fomentar o comércio local, o turismo e a hotelaria com esses eventos”, diz.
Pra fechar…
Ela também leva a responsabilidade de ser uma voz feminina na política Apesar das dificuldades, a prefeita acredita que a mulher no poder “abre portas para outras mulheres”. “Sempre temos que mostrar que somos competentes. Se uma mulher falha, fecha a porta para outras.”
A prefeita finaliza lembrando do legado deixado pelo amigo, Antônio Carlos Mangini.
“Cabreúva é minha missão. Trabalho com zelo pelo dinheiro público, com escuta ativa da população e dedicação diária. Se estou onde estou, é porque alguém acreditou em mim e agora, eu retribuo acreditando e investindo nas pessoas”, conclui a prefeita, emocionada ao lembrar de Mangini, que lhe confiou o caminho até a liderança.
Você pode assistir essa e outras entrevistas através do Instagram ou Youtube.
LEIA MAIS
Curso de Metrologia Mecânica está com inscrições abertas
Fundo Social abre inscrições para curso gratuito de manicure e pedicure