Valinhos vai fechar o comércio novamente
Houve aumento de casos de coronavírus e ocupação das UTIs voltou a crescer

A Vigilância Sanitária de Valinhos anunciou na manhã de segunda-feira que a cidade terá que fechar novamente comércio e serviços a partir desta terça. O motivo foram o aumento nos casos de coronavírus registrado nos últimos dias e a elevada taxa de ocupação de leitos de UTI. Isso fez com que os técnicos da Secretaria da Saúde tomassem a decisão para ampliar o isolamento social e frear o COVID-19 no Município.
Com isso, apenas os serviços considerados essenciais, como restaurantes/bares (delivery ou retirada) supermercados e farmácias, poderão abrir as portas a partir de terça-feira. Os números mostram um preocupante crescimento nos casos da COVID-19 ao mesmo tempo em que a taxa de ocupação das UTIs atinge o maior índice desde o começo da pandemia.
Na Santa Casa, que é a referência para atendimentos pelo SUS, a capacidade máxima foi atingida no final de semana e hoje não há leitos disponíveis para internação de pacientes com quadros mais graves da doença, em UTI.
O superintendente da Santa Casa, Fernando Pozzuto, que esteve na reunião, disse que o cenário preocupa e que a capacidade de atendimento do hospital chegou ao limite. “Estamos com 100% de ocupação dos leitos que temos para atendimento de COVID-19 pelo SUS. Aumentamos de 18 para 22 esses leitos, mas os 22 já estão ocupados. Não temos mais condições de ampliar esse número”, afirmou.
Até o momento, Valinhos confirmou 198 casos de coronavírus, sendo que seis evoluíram para óbito. Outras cinco mortes são investigadas.



