Projeto tem mudado vidas
O "Frente de Trabalho" tem sido uma porta para que as pessoas sejam inseridas no emprego

A realidade do Brasil tem sido duríssima porque são mais de 13 milhões de pessoas sem emprego. Muitas tem se virado como dá para sobreviver em meio a esta situação e também a pandemia do coronavírus que fechou muitos lugares. Ainda assim há uma luz no fim do túnel. E ela vez de Campo Limpo Paulista graças ao projeto “Frente de Trabalho”.
Desde 2018 a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realiza esta iniciativa dando cursos e palestras de capacitação. Entre as opções existentes estão carpintaria, jardinagem e informática. Tudo para preparar as pessoas a se tornarem especialistas e assim poderem ser contratadas ou começarem a criar o próprio negócio oferecendo seus serviços.
Um deles foi Ronaldo Gomes, de 41 anos, que ficou na Frente de Trabalho por 6 meses. “Eu moro sozinho e com a ‘Frente’ minha vida mudou. Depois de trabalhar lá consegui um emprego numa firma de manutenções gerais, o que me permite pagar minhas contas e viver bem”, contou.
Outro ex-beneficiário que viu novas portas se abrirem, foi Jonas de Moraes, de 35 anos. A história de Jonas é diferente porque ele se tornou um MEI – Microempreendedor Individual. “Depois de ficar 10 meses na ‘Frente’, o pessoal da equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social me apoiou para tirar a MEI e hoje eu presto serviços numa caldeiraria, isso ajuda muito minha família e filhos”, disse o morador do Jardim Corcovado.

Até o momento 195 pessoas já participaram pelo projeto “Frente de Trabalho” e conseguiram uma oportunidade de emprego. Atualmente são 35 beneficiados que participam.


