Ministério da Saúde vai comprar a vacina da CoronaVac
A imunização contra o coronavírus deve começar no primeiro semestre de 2021
Após muitas discussões e dúvidas, enfim foi acertado que o Ministério da Saúde vai fazer a compra de 46 milhões de doses da vacina da CoronaVac. Ela está sendo produzida numa parceria entre o Instituto Butantan e a empresa da China Sinovac. Ao todo serão 46 milhões e doses e o investimento vai ser de R$ 2,6 bilhões.
A vacina está passando por testes e os resultados tem sido muito animadores. Mas é necessário que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possa ter a comprovação da eficácia para que ela seja liberada para a imunização.
Estiveram presentes na reunião, o ministro da saúde Eduardo Pazuello e mais 23 governadores. Segundo ele, quando a vacina for aprovada, as doses serão distribuídas a todo o Brasil por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que há décadas já garante o sucesso das campanhas nacionais de vacinação. “Temos a expertise de todos os processos que envolvem esta logística, conquistada ao longo de 47 anos de PNI. As vacinas vão chegar aos brasileiros de todos os estados”, garantiu.