Queda de 89% nos tratamentos dentários em crianças na pandemia
Queda nos tratamentos foi mais intensa no Nordeste

O tratamento dentário de crianças teve uma queda durante a pandemia do novo coronavírus. Mas após o registro do primeiro caso, a redução foi de 66% nos procedimentos odontológicos infantis, alcançando 89% na fase mais aguda da pandemia da covid-19 no Brasil, em abril.
Essa queda nos atendimentos se deu pelo distanciamento social e pelas orientações de autoridades de saúde de reduzir as atividades. O que seria uma forma de evitar riscos de contágio, reduzindo esses procedimentos àqueles de urgência e emergência.
A análise foi feita por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas e publicada como artigo no periódico científico International Journal of Paediatric Detistry neste mês. Sendo assim, os autores avaliaram dados de procedimentos odontológicos promovidos no âmbito do Sistema Único de Saúde, como extrações e restaurações, no período de janeiro a maio. A queda dos tratamentos odontológicos em crianças foi mais intensa no Nordeste.
Uma pesquisa feita pela mesma universidade e publicada em junho identificou que os dentistas diminuíram bastante o atendimento, mais na rede pública do que na privada. Enquanto isso, o estudo também constatou que esses profissionais passaram a adotar medidas de prevenção. . (por agência brasil)
LEIA TAMBÉM
VÍDEO – Sofisticado esconderijo com cocaína é descoberto em carro