VÍDEO – População protesta contra novas restrições
Casos de coronavírus voltaram a ter alta na Itália
Os últimos dias tem sido de muitos protestos da população em várias cidades da Itália. O motivo é por causa do isolamento e das novas restrições que o governo impôs para frear os casos de coronavírus. A segunda onda tem preocupado as autoridades e o temor é que o sistema de saúde esteja sobrecarregado novamente.
Só nesta quinta-feira (29) foram confirmados mais 26.831 enfermos da doença e outras 217 mortes por COVID-19. Ao todo o pais soma 616.595 infectados e os óbitos chegam a 38.122. Devido a tudo isso, o primeiro-ministro Giuseppe Conte impôs novas medidas restritivas, como o fechamento de academias, piscinas, teatros e cinemas, além de um limite maior do funcionamento de bares e restaurantes.
A reação da população e dos comerciantes não foi nada animadora e o resultado que se vê é uma série de protestos por toda Itália. Boa parte é feita de uma maneira pacífica, mas em outros casos a violência toma conta. Muitas depredações em estabelecimentos e móveis e até a realização de saques nos comércios vem acontecendo com frequência.
Além da população e dos donos de bares, restaurantes e outros estabelecimentos que fazem a manifestação, também estão envolvidos grupos de extrema direita e até mesmo torcidas organizadas de clubes de futebol. Todos eles são contrários a estas medidas restrições, porque não acreditam que é deste jeito que vai se conter o coronavírus sem prejudicar a economia.
Assista o vídeo:
Leia também
Lockdown volta a ser determinado