JundiaíSaúde

Vacinas contra Covid e Influenza são aplicadas em idosos com mais de 80 anos

Moradores de Jundiaí desta faixa etária podem tomar as duas vacinas no mesmo dia, se assim preferir

A cidade de Jundiaí tem realizado a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e, também, contra o vírus Influenza para quem tem mais de 80 anos. A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e no Parque da Uva. Para a imunização contra o novo coronavírus, está sendo aplicada a quarta dose do imunizante,.

Os atendimentos ocorrem pela manhã, nas UBSs, e pelo sistema drive-thru, no Parque da Uva. Para tomar as vacinas é necessário fazer o agendamento no site da Prefeitura. Vale lembrar que, com a chegada do frio, os casos de gripes aumentam consideravelmente, em especial para as pessoas mais velhas.

A população com 80 anos ou mais, que é mais vulnerável aos vírus respiratórios, poderá receber as duas doses – Covid-19 e Influenza – no mesmo dia, basta avisar o profissional na hora da aplicação. “É importante a vacinação contra a gripe, que é feita anualmente e contra a Convi-19. Desta vez, além da vacinação contra os vírus da influenza, os idosos também terão a segunda dose adicional (D4) contra a Covid-19. Eles podem receber no mesmo dia, sem intervalos como aconteceu no ano passado”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Idosos vacinados

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, 13% do grupo etário de 80 anos ou mais, já receberam as vacinas contra a Influenza. Isso significa 12 mil pessoas.

“Aqueles que preferirem o sistema drive-thru, basta fazer o agendamento no site da Prefeitura. Já quem pode ir até a UBS, basta comparecer no período da manhã, na unidade de referência, para receber a aplicação das vacinas. Assim como ocorreu nos anos anteriores, a vacinação contra a influenza é disponibilizada antes do período de queda nas temperaturas e da chegada do inverno, que é quando há maior circulação dos vírus da gripe. É necessário um prazo de aproximadamente 15 dias para que o organismo desenvolva a proteção”, comenta a enfermeira coordenadora da VE, Maria do Carmo Possidente. Para receber a aplicação, a pessoa deve apresentar documento de identificação com foto, CPF e, se possível, carteira de vacinação.

LEIA TAMBÉM

Vacina contra a gripe começa em Campo Limpo Paulista

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios