Franquias do Brasil devem movimentar mais de R$ 200 bilhões, diz ABF
O setor de beleza, estética e da saúde são os carros chefes desta alta
A aposta de muitos empresários é de investir em franquias pelo Brasil. E pelo segundo ano consecutivo o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com elevação de 10,5% das vendas. Na pandemia, a busca pelo bem-estar aumentou a procura por procedimentos estéticos, substituindo as viagens e outras atividades sociais restritas nesse período, segundo Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro (ABF). Agora a estimativa é de que haja uma movimentação superior de R$ 200 bilhões.
A rede de estética Ad Clinic nasceu em 2014 na sobreloja de um salão em Curitiba, no Paraná e hoje já está presente em nove estados brasileiros. Para fortalecer a profissionalização de sua gestão e governança, a Ad Clinic acaba de selar uma parceria com a Fundação Dom Cabral. A entidade é considerada a melhor escola de negócios da América Latina e a 9ª melhor do mundo (Ranking Financial Times).
A franquia passou a integrar o Programa Parceiros para Excelência (PAEX), uma poderosa rede com 800 empresas no Brasil, Portugal e Paraguai, para apoiar a profissionalização das empresas. Além disso, mais de 2000 empresas de médio porte já passaram pelo programa.
O aprimoramento de processos e operações agora conta com o suporte da Cherto, a primeira consultoria especializada em Franchising do Brasil, do advogado Marcelo Cherto. Ele é um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e que ajudou a redigir a lei que regulamenta todo o setor de franquias.
Mais investimentos
A Ad Clinic anunciou também a contratação de um novo executivo. Leonardo Barros assume a gestão das áreas de Operações, Expansão, Implantação, Arquitetura e Marketing. Como Chief Operating Officer (COO), Leonardo estará à frente de grandes desafios em um momento de crescimento rápido da companhia. Para ele, o pós-pandêmico trará novas formas de se relacionar e atender ao consumidor. Com um background construído em empresas de varejo e franchising, o executivo, que teve atuações de destaque em empresas como Goodwear, Bobs, Just Fit e Via Laser, poderá levar a Ad Clinic para novos patamares no nível de serviços.
A contratação de Anna Sophia Carminati como nova diretora de Marketing demonstra que os planos de incorporar maior representatividade feminina na Ad Clinic estão a todo vapor. A executiva, que possui passagens por diversas empresas do varejo e franchising, entre elas Giraffas e Al Saraiva, possui uma longa lista de feitos, como digitalização do Trade Marketing das marcas Habib’s e Ragazzo, licenciamentos e campanhas de vasta abrangência.
Na Diretoria de Marketing, Anna traz junto de seu time a velocidade e organização que a companhia precisará para se adequar ao novo momento de consumo. Anna ficará à frente das células de Branding, Trade, Ativação, Digital, SAC, Relacionamento com o Franqueado, Planejamento, P&D e Gestão da House de Criação e Agências.
Judicial
Para assumir as demandas da área jurídica, a marca passa a contar com a advocacia de Alexandre David Advogados (ADA). Ela é especializada no setor de franquias. O Sócio fundador, Alexandre David, possui experiência de mais de 20 anos no segmento empresarial e de franchising.
Em seu currículo, traz histórias de sucesso. Entre elas, a formatação e expansão da rede franqueada Fisk e PBF (escolas de idiomas), com mais de mil unidades franqueadas. Além disso, promove a formatação e gerenciamento da rede franqueada 5ÀSEC (lavanderia). A empresa tem mais de 430 unidades franqueadas, Mestrado em Direito pela FGV/SP e livros publicados com temas do setor. “É mais um passo para contribuir para o crescimento sustentável da nossa rede”, finaliza.
LEIA TAMBÉM
Mulheres com deficiência contarão com curso de empreendedorismo em Itupeva