Assistência Social de Jundiaí antecipam os trabalhos da Operação Noites Frias
Os moradores em situação de rua que estão na Região Central recebem atendimento
A Operação Noites Frias de Jundiaí teve o trabalho antecipado em razão da queda brusca de temperatura desta semana. Equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) começaram as buscas e o atendimento à pessoas em situação de rua na região Central.
O objetivo da ação foi o de antecipar os encaminhamentos para as vagas de pernoite e reforçar a orientação de que os usuários busquem os serviços da rede socioassistencial. Tudo para que a vida deles sejam preservadas em razão da vida e das condições climáticas previstas para os próximos dias.
Independente do período do ano, a Operação é acionada sempre que a previsão de temperatura ao longo da noite é inferior a 13°C e consiste no incremento de equipes nas ruas. Além disso, os trabalhos de rotina são mantidos, para a oferta de pernoite nos abrigos da rede para a proteção contra o frio.
Saldo
Segundo a Prefeitura de Jundiaí, a Operação já foi acionada por oito noites, tendo realizado 471 abordagens, que resultaram em 158 acolhimentos (pernoites). Já de cobertores foram distribuídas 204 unidades. Além disso, água e outros itens para o frio, como gorros, luvas e meias também foram distribuídos.
A Operação se estenderá pelos próximos dias, até que as temperaturas voltem a subir. Durante a Operação, os abrigos – casa de passagem, abrigos e república – dos quais a Prefeitura compra vagas para acolhimento da população em situação de rua, ampliam a sua capacidade. Mas tudo, conforme a demanda sem aumento de custos para os cofres municipais. Quem der aceite ao acolhimento seguirá com vaga durante todo o período.
População pode ajudar
Quem identificar pessoa em situação de rua deve indicar que ela busque o Centro Pop, que fica na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro. O horário de atendimento é comercial. De lá, os usuários são encaminhados para os demais serviços da rede onde há pernoite.
Já com atendimento 24 horas por dia, o munícipe poderá acionar o SEAS, pelo telefone (11) 98531-0146. Ele dispõe de equipes para realizar as abordagens e encaminhar os usuários que derem aceite ao acolhimento.
Além do atendimento de demandas como alimentação, higiene e pernoite, as equipes realizam também o atendimento técnico dos usuários, com o objetivo de retomada de vínculos familiares e com a sociedade, recâmbio para Município de origem – se identificado responsável pelo acolhimento no retorno-, e saída das ruas por meio da busca por emprego e retomada do protagonismo de vida.
“As baixas temperaturas expõem as pessoas em situação de rua a riscos e somente o acolhimento pode dar o atendimento técnico e proteção necessários durante o período. Por isso reforçamos que a melhor forma de ajudar essas pessoas é sugerir que elas busquem a rede socioassistencial ou que acionem o SEAS pelo telefone 24 horas para que a equipe técnica vá até o local e ofereça à pessoa os serviços disponíveis”, reforçou a assessora da UGADS, Renata Mangieri.
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