Quais são os riscos da obesidade em cães e gatos
Saiba como evitar a obesidade no animal de estimação
Assim como em seres humanos, os animais de estimação podem adquirir doenças referentes a obesidade. Saiba quais os riscos e como cuidar do seu bichano, para que ele tenha uma vida longa e saudável.
Além de diminuir a expectativa de vida do seu animal, a obesidade pode afetar a parte respiratória, causar problemas articulares, problemas de pele, distúrbios gastrointestinais, problemas reprodutivos e até em casos extremos, o animal pode sofrer alopecia, ou seja, feridas e desenvolvimento de dermatites.
Um dos sinais mais comuns associados à obesidade animal é a tolerância reduzida ao esforço físico. Como resultado, o animal pode até sofrer colapso traqueal, no caso dos cães. Perdendo a disposição para atividades físicas e brincadeiras. O excesso de peso corporal impõe um aumento do estresse sofrido pelas articulações.
Além disso, cães e gatos com excesso de peso têm maior probabilidade de apresentar diarreia, inflamação das glândulas circum-anais, constipação e doença inflamatória intestinal. Alguns animais, ainda apresentam redução da fertilidade e aumento do risco de complicações durante o parto.
Como evitar a obesidade em cães e gatos?
Para os pets é muito difícil resistir a um petisco. Então, o tutor precisa dosar a intensidade com que o alimento e petiscos são oferecidos. A recompensa por boas ações pode ser subsistida por carinhos e brinquedos, aumentando a atividade física do animal.
Atualmente no mercado pet existem brinquedos onde o tutor pode introduzir ração, dificultando a forma do animal saborear o alimento. Com isso, ele demora mais para comer, diminuindo a quantidade de ingestão alimentar.
Fique sempre atento e, leve com frequência o seu melhor amigo ao veterinário. Vida longa aos Pets.
VEJA TAMBÉM: Redes sociais ampliam o alcance do mundo pet gerando novos influenciadores