ETEC de Jundiaí inaugura o primeiro laboratório de vinhos da cidade
O novo espaço promete formar novos profissionais no ramo

Que Jundiaí é a terra do vinho, não é novidade para ninguém. E para se destacar ainda mais em formar profissionais especialistas na fabricação da bebida, aconteceu nessa quarta-feira (9), a inauguração do primeiro laboratório voltado para a produção, harmonização e degustação. Ela está localizada na ETEC Benedito Storani.
O laboratório de Análise Sensorial, harmonização e degustação de vinhos “Paola Tedeschi”, homenageia a italiana que foi uma das idealizadoras do projeto, junto ao Profº e gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) Eduardo Alvarez. Além disso, sempre acompanhou o trabalho da ETEC BeSt ao longo das últimas décadas. A cerimônia de inauguração foi também uma surpresa à Paola, que não sabia que seria homenageada.
Durante a inauguração, também estiveram presentes o Consul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara e a Consul-Adjunta Lívia Satullo. Representando a Prefeitura de Jundiaí e o prefeito Luiz Fernando Machado esteve o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, que já foi diretor da ETEC Benedito Storani. Alvarez aproveitou a ocasião para contar um pouco sobre a história da uva niagara rosada de Jundiaí.
Novidades
Além do laboratório, a escola técnica também contará com uma planta didática produtiva: um espaço repleto de equipamentos tecnológicos que poderá ser usado por produtores rurais para o auxílio na produção de vinhos e suco de uva integral.
“Jundiaí tem hoje média de 930 agricultores e temos a capacidade de fazer um excelente uso desta matéria prima tão rica, aumentando o nosso potencial de produção e com qualidade. Teremos aqui na ETEC BeSt uma produção de vinhos com alta tecnologia, sempre ligado à uva Niagara, que é o carro-chefe do nosso agronegócio”, comenta o gestor Alvarez.
“O setor gastronômico é um dos mais marcantes da cultura italiana. Bons momentos acontecem enquanto estamos sentados em uma mesa aproveitando de uma boa refeição e um bom vinho. Jundiaí é uma cidade que valoriza muito as suas origens e a história dos imigrantes italianos que por aqui passaram”, discursou o Consul Domenico Fornara.
Além da produção de vinhos e suco de uva, a ETEC BeSt conta com o Curso de Técnico em Alimentos e Técnico em Agropecuária, que começará a construção de uma projeto para formar alunos para o mercado dos azeites e óleos vegetais brasileiros, também com o auxílio da homenageada Paola. “O mundo enogastronômico é fascinante. E no Brasil, principalmente em Jundiaí, temos totais condições de produzir bons vinhos. Hoje, a agricultura está muito avançada e a tecnologia realiza verdadeiros milagres no auxílio aos produtores rurais”, comenta Paola.
LEIA TAMBÉM
Quatro Casas Terapêuticas de Campo Limpo Paulista são interditadas