Saúde & Bem-Estar

Dezembro Laranja: o mês para cuidar da pele

O alerta é para os cuidados contra o câncer de pele

Dezembro chegou e ele é dedicado para reforçar a conscientização da população ao câncer de pele. Por isso ele foi denominado de Dezembro Laranja. Além do uso do protetor solar, outros cuidados com a pele e a exposição ao sol devem ser redobrado.

Segundo especialistas o câncer de pele pode ser classificado como melanoma, que representa 3% de todos os tipos de câncer, e não melanoma (carcinoma basocelular e espinocelular). O médico cirurgião plástico Dr. Fernando Amato, explica dá detalhes sobre o assunto. Confira:

1) O que é o câncer de pele?

É uma doença que ocorre por conta do crescimento anormal das células da pele, em que elas se multiplicam de forma descontrolada, até a formação de um tumor. O tipo do câncer de pele dependerá do tipo de célula atingida, sendo o mais frequente o carcinoma basocelular, que ocorre nas células basais da pele. Além de comum, ele é pouco agressivo e com mortalidade baixa. O câncer de pele geralmente tem cura, se descoberto logo no início. O melanoma, que ocorre nos melanócitos pode ser mais agressivo, e por isso é importante o diagnóstico e tratamento precoce.

2) Quais os sinais que podem significar a existência da doença?

Lesões e feridas de pele que não cicatrizam.
A – Assimetria: quando uma parte da lesão é diferente da outra
B – Borda: irregularidades no contorno
C – Cor: cores diferentes na mesma pinta ou lesão
D – Diâmetro: quando for maior de 6 milímetros
E – Evolução: perceber se a lesão apresenta crescimento, muda de formato ou cor

3) Qual o índice de letalidade que ela apresenta?

O Melanoma representa 3% dos casos de câncer de pele. A estimativa de novos casos no Brasil: 8.450, sendo 4.200 homens e 4.250 mulheres (2020 – INCA). Já a mortalidade do melanoma (número de mortes no Brasil) está em 1.978, sendo 1.159 homens e 819 mulheres (2019 – Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM).

Já em relação ao câncer de pele não melanoma/mortalidade, a estimativa de novos casos no Brasil: 176.930, sendo 83.770 homens e 93.160 mulheres (2020 – INCA). O número de mortes no Brasil é de 2.616, sendo 1.488 homens e 1.128 mulheres (2019 – Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM).

4) Quais os tratamentos existentes?

O melhor tratamento é a prevenção (filtro solar, roupas com proteção UV, chapéu, óculos, evitar sol entre 10-16 horas). No entanto, o tratamento cirúrgico geralmente é o mais indicado. Em tumores pequenos com baixa agressividade é possível realizar tratamentos tópicos, eletrocauterização e Crioterapia. Para alguns tipos histológicos pode ser complementado com radioterapia e quimioterapia.

5) Existem novidades de tratamentos que trazem maior eficácia e menos
dor?

A cirurgia geralmente é o tratamento mais eficaz na maioria dos casos, e causa pouca dor

LEIA TAMBÉM

Novembro Azul desperta o alerta contra o câncer de próstata

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios