As “lives” viraram moda e alavancaram o faturamento de empresas especializadas
Com a chegada da pandemia da Covid-19 as lives pela web se popularizaram. Sem poder se relacionar de forma pessoal, por risco de contagio, as pessoas começaram a usar mais as mídias sociais que oferecem condições tecnológicas para as lives e programas específicos de vídeo. Pela facilidade de uso, pelas condições do cotidiano, logo a tendência virou febre. Especialistas em algum assunto, vendedores de produtos e de sonhos passaram a usar a ferramenta para plantar informações e vender cursos, produtos e serviços.
Mas não são só… os artistas entraram na onda das lives e agora não precisam mais se submeter as regras de programas de auditório. Eles mesmo fazem o show e vendem espaços publicitários. Entre os 5 colocados com maior público no YouTube, no mundo, estão 3 sertanejos.
Até times de futebol compraram briga com quem costumava transmitir os jogos e passaram a oferecer as partidas pela internet. Um bom exemplo é a final da Taça Rio, o 2 Turno do Campeonato Carioca . A disputa entre Fluminense e Flamengo, tornou-se, na 4ª feira-feira, dia 9 de julho de 2020, a transmissão ao vivo com maior audiência da história do YouTube. Durante a disputa nos pênaltis, que acabou com a vitória do Fluminense, a live chegou a ter 3,59 milhões de telespectadores.
A marca faz o FluTV, canal do Fluminense na plataforma, passar a ser o detentor da maior audiência durante uma transmissão ao vivo no YouTube. O clube desbanca a cantora sertaneja Marília Mendonça, que até então detinha o recorde mundial com 3,31 milhões de pessoas sintonizadas em show feito de sua casa, em 8 de abril.
A profissionalização deste tipo de serviço fez com que empresas de transmissão pela web surgissem e faturassem com a prestação do serviço. No começo da pandemia Francisco Vital Júnior, que é de Jundiaí, ficou preocupado. Ele viu todos os contratantes de serviços de vídeos empresariais e de casamentos cancelarem as gravações. Foi então que ele viu a oportunidade de usar parte do que conhecia nesta nova modalidade. Empreender e criar uma estrutura para as Lives. Unir qualidade aos vídeos na internet não foi difícil. Kiko é engenheiro de profissão, “Professor Pardal” de natureza que não deixa uma única dúvida sem resposta. Ele sempre vai atrás de soluções para resolver problemas. O empresário pesquisou e descobriu programas profissionais, formas de transmitir com qualidade e o resto já era o dia a dia dele. Ele viu a metade do copo cheia e aproveitou o momento. No começo fez alguns trabalhos com valor baixo, apenas para cobrir os custos. Agora já está valorizado no mercado, pela qualidade e segurança que transmite nos trabalhos. No último mês chegou a fazer em um dia, 3 transmissões. A variedade de assuntos é outra grandiosidade. No cardápio de serviços prestados tem: reunião de condomínios, reunião interna e apresentação de empresas, shows de música e até de humor.
Na foto da esquerda o empresário KIko, está com o humorista Diogo Portugal.
Kiko Já foi contratado para fazer trabalhos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ele acreditou, se reinventou, num momento que muita gente se viu desesperada… Hoje comemora a agenda lotada para os próximos dois meses.
KIko diz que neste tempo curto, ficou surpreso com as reuniões de condomínio. Um síndico disse a ele que antes eram 10 pessoas por reunião. Com a transmissão ao vivo, são mais de 100 pessoas no mesmo condomínio, todos ligados em casa na transmissão. As tabelas do condomínio são apresentadas e todos ainda podemos fazer perguntas por chat ou vídeo.
Eu espero que esta tecnologia venha para ficar. Pra melhorar a vida das pessoas….e que todos tenham mais tempo pra trabalhar e ficar com a família.