Canta Curumim: Banda especializada em músicas infantis
No show as crianças participam de uma série de atividades lúdicas, orientadas por diversas linguagens

Canta Curumim é uma banda de Americana (SP), idealizada pelo arte-educador, Sandro Livahck, com 14 anos de experiência lecionando em diversas escolas. Decidiu trazer o lúdico em suas aulas. Com isso, uma escola patrocinou o primeiro CD da banda, que visa o resgate a identidade cultural.
Um show brincante, que entrega mais de 7 tipos de projetos envolvendo as escolas, exemplos, alfabeto e palavras, música e coordenação, iniciação ao inglês, animais e características, amizade e respeito, show paradidático, show para família (desenvolvendo brincadeiras em grupos para pai e filhos), show que mistura música com teatro, além de lendas e parlendas.

O trabalho da banda chegou a atingir, 100 shows por ano, antes da pandemia da covid-19. No entanto, as apresentações são realizadas em escolas, SESC, teatros, eventos corporativos, colônia de férias. A banda que tem, tanto a versão compacta, onde Sandro faz um trabalho solo no palco, até a versão banda completa, onde se apresentam, voz, metal, baixo e bateria. As canções são de composição do arte-educador e adaptações também feita por ele, como as brincadeiras musicais.
Atualmente, a banda tem sete CDs, onde acompanha um livro de atividades no lugar do encarte. Nesse sentido, as atividades são referente as canções, estimulando o desenvolvimento das crianças. Posteriormente, será lançado um, app com as canções da banda.
A adaptação no Show permite que as brincadeiras sejam para todos
Além disso, o show é sempre adaptável, como conta o idealizador sobre a experiência que viveu em uma de suas apresentações, “já aconteceu de uma criança do aspecto autista subir no palco, isso é importante, pois eles se sentem a vontade em ficar mais próximos. Uma criança com autismo tem maior sensibilidade ao som, porém, a recepção durante o show sempre é muito calorosa.”
Logo depois, Sandro completa “é importante saber se durante o show terá alguma criança com deficiência, como um cadeirante, por exemplo, gosto de adaptar os movimentos para que todos possam participar.”
Nesse sentido, a adaptação também ocorreu com a pandemia. A banda, que recebeu o apoio da Lei Aldir Blanc (Lei que apoia ao setor cultural), permitiu através do benefício, realizar dez lives para distribuição nas escolas.
Para conhecer mais sobre o projeto da banda Canta Curumim, acesse a Instagram https://www.instagram.com/cantacurumim/ ou assista aos vídeos no YouTube https://www.youtube.com/channel/UC-D9vc8T8vWRaCH63gDXBtQ
LEIAM TAMBÉM: Gramaticanto: conheça o projeto que auxilia crianças no desenvolvimento da língua portuguesa