Jundiaí

Encontros online compartilham experiências na área da Cultura

escutar e propor soluções

Quais as dificuldades do setor cultural em Jundiaí, em tempos de pandemia, o que a administração municipal está fazendo para enfrenta-las? Estas e outras questões foram debatidas em reuniões online nesta segunda (20), com artistas de várias áreas, tendo à frente o gestor de Cultura, Marcelo Peroni. “Nossa intenção foi ouvi-los para saber como estão nesse período, quais as maiores dificuldades e apresentar algumas das coisas que já estamos fazendo na área para o enfrentamento dessa situação de crise”, explica o gestor.

Participaram das reuniões membros do Conselho Municipal de Política Cultural, artistas independentes e grupos. Na manhã desta segunda, foram ouvidos representantes das áreas de literatura e teatro e, à tarde, os da área de música.

Cada reunião tem um limite de 15 participantes. Mais reuniões, com outros segmentos, serão realizadas ao longo da semana, todas com o número de vagas de participantes esgotadas. “Semana passada já havíamos realizado uma reunião com empreendedores da cultura, inclusive escolas. Ouvir os diversos segmentos é importante para que possamos estruturar políticas consistentes e que tenham resultados”, diz. “Se houver necessidade abriremos reuniões para outros participantes”.

Ações

A primeira providência tomada foi a dar continuidade aos contratos estabelecidos com artistas e demais profissionais criativos que já tinham compromissos firmados para o ano de 2020, de modo que todos tivessem a garantia de seus recebimentos nesse período. “Dessa forma garantimos que 70 profissionais mantivessem sua atuação, ainda que de maneira alternativa, por meio de plataformas digitais ou através de conteúdos disponibilizados à população via redes sociais e site da Unidade de Gestão de Cultura, mantendo-os atuantes e com garantias de recebimento até o final de seus contratos”, explica Marcelo Peroni. “Esses artistas são profissionais que atuam nos Corpos Artísticos – Cia de Teatro, Cia Jovem de Dança, Corais Municipais e Orquestra Municipal de Jundiaí) e ainda prestadores de serviço”.

Também foram mantidos os contratos dos 18 “oficineiros” que estão produzindo os conteúdos do #fiqueemcasa da Cultura: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/fiqueemcasa-da-cultura/

Já o edital da III Expoartes, voltado para artistas visuais, que havia sido suspenso – pois as inscrições deveriam ser presenciais – foi revisto após a pandemia e republicado no dia 17 de abril, com novos prazos e com inscrições online, possibilitando que a ação seja retomada. “Estamos pensando em ações para atender os artistas e enfrentarmos juntos esse período desafiador pelo qual passamos”, diz o gestor.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios