AgriculturaItatiba

Plano de Agricultura é positivo

Medida é um apoio para os agricultores nestes tempos de pandemia

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, lançou no início de abril um Plano Emergencial como forma de apoio aos agricultores de nossa cidade, em função do cenário mundial decorrente da pandemia de coronavírus (Covid-19) e, consequentemente, ao cancelamento da 17ª Festa do Caqui e Cia.

São 12 ações estratégicas que envolvem o produtor rural da cidade neste período de quarentena, algumas já realizadas e outras ainda estão sendo executadas. As vendas dos produtos agrícolas na Praça da Bandeira se normalizaram, a ação continua ocorrendo aos sábados no período da manhã, localizada no corredor principal em frente a rua Florêncio Pupo.

Quanto ao delivery criado por meio de divulgação nos canais de comunicação da Prefeitura de Itatiba e redes sociais, foi um sucesso. Alguns produtores continuam utilizando do sistema para o fortalecimento, a continuidade e a ampliação dos negócios, exceto a comercialização da fruta caqui que teve sua colheita encerrada este ano.

Inicialmente a proposta deste sistema começou com a adesão de cerca de 20 produtores de Itatiba. Agora, quando se fala em estreitar o relacionamento, o contato com os supermercados e hipermercados teve uma excelente ascensão, o qual a equipe de Agricultura da Prefeitura de Itatiba não mediu esforços para contatar este nicho empresarial e fomentar a aquisição de produtos da agricultura local. Foram inúmeras visitas e contatos telefônicos, desencadeando a criação de dois segmentos de comercialização de verduras e os legumes, como alface, rúcula, couve, berinjela, tomate, pimentão, pepino, abobrinha, entre outros, e o segmento das frutas, como caqui, goiaba, abacate, mexerica, uva e frutas desta época de colheita.

Realmente o trabalho de conexão entre o agricultor e o empresário do ramo mercadista, com certeza, rendeu bons frutos. Está em andamento o adiantamento do pagamento da subvenção do seguro agrícola. Este ano, pretende-se que a efetivação do pagamento ocorra dentro de dois meses, e totalizará o montante aproximado de 145 mil reais. Como nos anos anteriores, esta ação ocorre para auxiliar a comunidade agrícola contra possíveis perdas ocasionadas por alterações climáticas. Quem trabalha no campo, sabe como estes imprevistos são comuns e esta subvenção traz uma segurança ao produtor em situações como estas.

O repasse é criado todos os anos por Lei Municipal, que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder subvenção de até 60% do valor do seguro rural dos produtores de caqui e de até 40% do valor prêmio do seguro rural dos produtores de outros tipos de frutas. Outras ações que não deixaram de ter créditos e que de forma direta colaboraram com o enriquecimento e a valorização da agricultura está a realização de contato com os restaurantes locais que estão trabalhando em sistema de delivery para a aquisição de produtos, bem como, com as empresas do ramo alimentício, como as cozinhas industriais, fornecedores de refeições, entre outros.

Já os alunos da rede municipal de ensino puderam levar para casa um pouco desses alimentos, ricos em vitaminas proporcionando os benefícios de uma alimentação saudável, mesmo não estando nas escolas e também entregues junto as cestas básicas do Plano Emergencial de Alimentação, foram mais de 7 mil quilos de caqui. A equipe de Agricultura da Prefeitura Itatiba, não deixou de buscar alternativas e sempre em estar junto com nossos agricultores, fazendo contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, procurando obter auxílio para o enfrentamento deste período de pandemia e trocando experiências com outros municípios como Mogi das Cruzes, grande produtora de caqui.

Dando apoio ao SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e ao Sindicato Rural de Itatiba iniciaram as tratativas para a implantação do Programa “Feira do Produtor Rural” que promovem seu primeiro encontro na próxima quarta-feira (10), quando na ocasião apresentarão o Programa aos interessados. Para a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro o reflexo positivo dessas ações mostra que estamos apresentando excelentes resultados

“Essas são apenas algumas das ações que a Prefeitura de Itatiba vem realizando para o desenvolvimento rural sustentável, preocupando-se sempre com o apoio total aos nossos agricultores e suas famílias. Contando sempre com o apoio direto do Prefeito Douglas Augusto e sabemos que temos muito para avançar e fortalecer cada vez mais, mas esses resultados mostram que estamos no caminho certo e temos que continuar à diante”, finalizou a Secretária.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios