Clubes pedem autorização para voltar a treinar
Depois do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, São Paulo tenta o retorno dos treinos de futebol

A Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes formalizaram nesta segunda-feira ao Governo do Estado de São Paulo um pedido para liberação dos treinos a partir do próximo dia 15 de junho. O futebol está parado por conta da pandemia de coronavírus. Os estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro já estão podendo fazer treinos, mas com restrições.
O documento, no entanto, não cita em nenhum momento o retorno aos jogos do Paulistão e muito menos estipula uma data para isso. Diferente do que ocorre no Rio de Janeiro, onde o governador Witzel autorizou a volta do esporte com os campeonatos, os paulistas ainda estão sem previsão das partidas da competição. O pedido é exclusivamente para o retorno dos treinamentos. Na próxima quinta-feira está agendada uma reunião entre representantes de Corinthians, Palmeiras e São Paulo com o prefeito da capital paulista, Bruno Covas. Em pauta, a liberação dos CTs.
Além disso, outros clubes do interior já iniciaram as negociações com as prefeituras de suas cidades. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu os pedidos de Ponte Preta e Guarani, por exemplo. Se o retorno dos times aos treinamentos for liberador por governo e prefeituras, os clubes pretendem testar os jogadores no próximo fim de semana.
A volta às atividades teria um esquema especial, com jogadores em grupos menores e em horários diferentes, além de o cumprimento dos protocolos de prevenção.O Campeonato Paulista foi paralisado por conta da pandemia de coronavírus na décima rodada. Restam ainda dois jogos para o fim da fase de classificação, além dos confrontos de quartas de final, semifinal e final.



