Esporte

Maracanã celebra 70 anos

Principal palco do futebol brasileiro já sediou finais de Copa do Mundo e momentos marcantes

Estádio Mário Filho, ou simplesmente Maracanã. Essa terça é o dia de celebrar uma data especial. O 16 de junho é quando ele foi inaugurado para ser uma sede da Copa do Mundo de 1950. Na ocasião o Brasil chegou a ser finalista, levando muita festa e expectativa da Seleção Brasileira ser campeã mundial pela primeira vez. Mas quem sagrou-se campeã foi o Uruguai. Para os uruguaios foi uma tremenda festa e até hoje chamam essa decisão de Maracanazo ao vencer os brasileiros por 2 a 1. Já os brasileiros ficaram em luto e tiveram que aguardar 8 anos até que o Brasil enfim levantasse a taça na Suécia.

Hoje em dia não é possível comemorar do jeito ideal que seria com partidas do Flamengo, Fluminense, Botafogo ou Vasco, que tanto fizeram história com os craques desfilando talento. Lendas como Zico, Adílio, Júnior, Gaúcho, Petkovic, Donizete Pantera, Roberto Dinamite, Bebeto, Romário, Edmundo, Fred, Nilton Santos, Paulo César Caju, o Rei Pelé, Garrincha, Túlio Maravilha, Super Ezio e tantos outros astros do futebol nacional e internacional mostraram seu talento e levaram muitas alegrias aos torcedores.

Ao invés dos gritos de gol e canções dos torcedores, ouvimos os ‘bip’ dos aparelhos respiradores. O coronavírus deixou o estádio, que já foi o maior do mundo podendo ter quase 200 mil lugares, com um misto de silêncio, choro e gritos, seja de alívio ou tristeza. Em seu lugar nas dependências, um hospital de campanha erguido para salvar vidas.

Todos com fé de que essa pandemia acabe e ao invés de apreensão e dramas familiares ao ver amigos e parentes internados para sobreviver, que venha de novo o sentimento da alegria, da festa, do colorido e da lotação do Maracanã. Para que todos possam ver mais uma vez momentos épicos do futebol. Exemplos das sedes de finais das Copas do Mundo de 1950 e 2014, o título mundial do Santos FC em 1963 contra o poderoso Milan, o Mundial de 2000 do Corinthians, a invasão dos corintianos em 1976 contra o Fluminense, além de vários títulos cariocas e nacionais que Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo tiveram. E surpresas também não podem ser esquecidas, como os títulos da Copa do Brasil vencidas por Juventude e Santo André em 1999 e 2004 respectivamente e a Libertadores de 2008 ganho pela LDU do Equador.

Claro, sem esquecer da Seleção Brasileira que também desfilou talento, marcou gols que até hoje são lembrados e geram muita emoção. Exemplos da Copa América vencida pelos brasileiros em 1989 e em 2019, o título olímpico de 2016 ganho pela primeira vez, a classificação para a Copa de 1994 diante do Uruguai, onde posteriormente seria campeã mundial nos Estados Unidos e o título dos Jogos Pan Americanos vencido pelo futebol feminino comandado por Marta, Formiga, Cristiane e as outras guerreiras.

O Maracanã voltará a ser do futebol, vai trazer a alegria, lotação e as histórias pra deixar guardado na memória dos torcedores, ser protagonista de grandes lances, dribles e gols dos atletas brasileiros e estrangeiros. Porque Maracanã é do futebol, é da folia e dos principais títulos. Parabéns Estádio Mário Filho e fica um obrigado por tudo o que deixou de legado, lembranças e emoção no esporte.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios