
Após quatro meses de espera e alguns países com seus grandes prêmios cancelados por causa do coronavírus, a Fórmula 1 enfim vai começar. A primeira corrida será na Áustria, onde os treinos livres já iniciaram.
Diferente do tradicional, diversas medidas protocolares já estão sendo colocadas em prática. Dentro dos autódromos era possível ter 8 mil pessoas, entre os pilotos, funcionários das escuderias, segurança, profissionais da saúde e da imprensa. Hoje somente 2 mil pessoas podem estar no local e todos vão ter que passar por exames preventivos contra o coronavírus 4 dias antes de cada GP.
Cade equipe terá no máximo 80 funcionários, todos usando máscaras e obedecendo o distanciamento. Não haverá o pódio com as suas tradicionais festas. A comemoração será ainda na pista e bem breve com a entrega dos troféus e também o público não estará em nenhuma das corridas.
Outra questão que marca esta Fórmula 1 é o fato de alguns grandes prêmios terem sido cancelados ou adiados. As corridas que não irã acontecer mais são Austrália, Holanda, Mônaco e França, Azerbaijão, Singapura e Japão. Já Barein, Vietnã, China, Canadá, Rússia e Abu Dhabi estão com a situação indefinida. Até o momento 8 corridas estão confirmadas, todas elas na Eurpoa. São elas:
Mas há dúvidas sobre a realização dos GPs dos Estados Unidos e Brasil. Os dois países são os que mais concentram casos e mortes pelo coronavírus. Segundo o chefe da Mercedes, Toto Wolff, pode haver a probabilidade destes dois países não terem as corridas neste ano. “Baseado em minhas conversas com Chase Carey (CEO da Fórmula 1), ele não quer fechar nenhuma porta, mas não parece que iremos para lá. Eles são muito diligentes e não iriam lá se fosse um risco para o nosso povo”, disse Wolff à rede de TV inglesa BBC.
Outra etapa que corre risco é a do México, já que no calendário original estava entre as provas de EUA e Brasil, no dia 1º de novembro. O país da América Central é o décimo com maior número de casos de COVID-19.
Já nas pistas, o primeiro treino livre ocorreu às 6h da manhã, horário de Brasília, a Mercedes confirmou o favoritismo. Lewis Hamilton e Valteri Bottas fizeram a dobradinha e foram o primeiro e segundo colocado respectivamente. Max Verstapen, da Red Bull Racing ficou em terceiro locar. Mais dois treinos livres serão realizados entre essa sexta e sábado, além do treino oficial e no domingo, 10h da manhã, hora do Brasil, ocorrerá o Grande Prêmio da Áustria.



