Cultura e Música

O Dia do Rock

Todo 13 de julho é dedicado a homenagear o gênero musical

Essa segunda feira é especial para os amantes de bandas como Beatles, Rolling Stones Led Zeppelin, Black Sabbath, Guns N Roses, Nirvana, Linkin Park, Mettalica e outros ícones como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Elvis Presley. O 13 de julho é comemorado o Dia do Rock.

Com o seu ritmo que estimula a dança e o agito, o gênero musical marcou diversas gerações e faz parte da humanidade nos mais variados movimentos que mudaram completamente a forma das pessoas pensarem, agirem e se comportarem, além de ter influências em outros estilos musicais. Mas você sabe quando que o rock surgiu? E por que da data escolhida ser o dia 13 de julho? Confira que vamos explicar.

Ele apareceu no final dos anos de 1940 nos Estados Unidos, inicialmente com a evolução dos blues e a fusão com os gêneros da música country e do rhythm and blues.Em seguida vieram o folk e o jazz para dar o incremento e assim colocar no ponto o estilo musical, cuja sua sonoridade estimula rapidez, agito e com letras que ficam gravadas na mente.

A dúvida que até hoje fica é quem foi o precursor do rock no mundo. São vários relatos de músicos que seriam os apontados como criadores, casos de Big Joe Turner teria sido um dos precursores em um álbum de 1939, Roll ‘Em Pete, que é muito próximo ao do rock and roll dos anos cinquenta ou Sister Rosetta Tharpe, que obteve sucessos nas paradas pop em 1938 com suas canções gospel, o que contraria as acusações do rock ser ligado ao satanismo, como This Train e Rock Me. Outros registros importantes da década de 1940 e da década de 1950 foram músicas de Hank Williams (1947), Fats Domino (1949) e de Les Paul e Mary Ford.

Mas foi com Elvis Presley que o rock ganhou a fama e se espalhou por várias partes do mundo. Daí vieram adaptações. Os Beatles botaram a Inglaterra e o planeta para dançar com canções que até hoje fazem a alegria das festas, como “Twist and Shout”, “Yellow Submarine” e tantas outras. A década de 1960 vieram outros grandes nomes que chegaram para dar um ritmo mais agitado, caso de Jimi Hendrix e seu lendário estilo de tocar guitarra e os Rolling Stones que até hoje estão na ativa.

Com as situações políticas e as transformações sociais que apareciam pelo mundo, mais bandas apareciam e quem começou a ganhar destaque a partir da década de 1970 são as bandas consideradas de garagem e porão. Com sonoras e letras levando diversas opiniões, críticas e também mensagens de amor, diversos estilos como o metal, o punk, o lovy, o grunge e o gótico aparecerem e explodirem pelo planeta. Grupos como Queen, Black Sabbath, Sex Pistols, Mettallica, AC/DC, Led Zeppelin, Iron Maiden e tantas outras levaram milhões de pessoas a cantarem hinos que até hoje agitam shows, bares e baladas.

Já nas décadas de 1990 e 2000, os estilos do rock que ganharam destaque foram o pop, o new metal e o emocore, que são o uma variedade de sonoridades e de letras. Tem as mais agitadas, as mais melodicas e as que agregam todo tipo de público.

O 13 de julho

A data foi escolhida para ser celebrada o dia do gênero musical por causa do Live Aid, realizado em 1985 de forma simultânea na Filadélfia, Estados Unidos e em Londres, na Inglaterra, dentro do lendário Estádio de Wembley. Ele reuniu bandas e cantores consagrados da época como Queen, David Bowie, The Who, U2, Led Zeppelin, Mick Jagger, Black Sabbath, Dire Straits, Eric Clapton, Elton John, Phil Collins, entre outros. Portanto há 35 anos a data foi instituída e faz até hoje uma série de homenagens.

A intenção do evento era arrecadar bilhões de reais para causas humanitárias e sociais, como a ajuda no tratamento contra a Aids, doença que surgiu na década de 1980 e já causava milhares de mortes pelo planeta. Ao todo mais de 1 bilhão de pessoas no mundo inteiro assistiram o Live Aid, seja presencialmente nos Estados Unidos e na Inglaterra ou pela televisão.

Brasil

O país tem um grande destaque para o rock. Aqui ele explodiu mesmo nos anos 1980, com a transição do fim da ditadura militar para a democracia. Bandas como Barão Vermelho, Biquini Cavadão, Roupa Nova, Titãs, Kid Abelha. Capital Inicial, Legião Urbana conquistaram os brasileiros com letras e sons que estimulavam a dança, mas que continham letras de protesto contra o momento delicado que o país vivia.

Mas os primeiros sinais do rock nacional já apareciam no final dos anos 1960. Gilberto Gil, os Novos Baianos, Caetano Veloso, Tim Maia, Roberto Carlos e a Jovem Guarda já apareciam e também fizeram muito sucesso. A ditadura militar dificultou bastante que o rock pudesse ser propagado, mas artistas como Rita Lee e Raul Seixas conseguiam driblar a censura e fizeram adaptações geniais.

Depois de 1990 até os dias atuais, grupos como Skank, Jota Quest, CPM22, NX Zero, Charlie Brown Jr, Raimundos e Sepultura e cantores como Pitty, Marcelo D2 e tantos outros são sinônimo de mais sucessos que todo brasileiro conhece.

Outro destaque importante é que foi aqui que o Rock in Rio nasceu e desde 1985 traz atrações e grandes estrelas, não só do rock, mas de outros gêneros e levando o público a loucura. Shows marcantes de Cazuza, Queen, Paul MCCartney, Mettalica, Red Hot Chili Peppers e tantas outras bandas do Brasil e do mundo estão na memória de quem assistiu o evento, que é um dos principais de todo mundo.

Outros grandes eventos como o Planeta Atlântida e o Lollapalooza ficaram consagrados no Brasil como os principais eventos do rock anualmente. Além dos shows que lotam os estádios de futebol como o Maracanã, Morumbi, Allianz Parque, Brasília, Beira Rio e o Mineirão. A pandemia do coronavírus adiou que estes eventos e shows não pudessem ser realizados. Mas cada pessoa em sua casa tem a sua banda, músico ou música favorita de rock que ajuda a estimular a treinar, a estudar, a trabalhar ou somente para curtir o sossego de casa.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios