A primavera é uma estação de transição do inverno para o verão. Geralmente as temperaturas são mais quentes e as chuvas são mais frequentes. Porém neste começo de outubro esta primavera tem tido mais a cara do verão. Temperaturas elevadas acima da média, calor e pouca chuva. Isso já gerou alerta do Instituto Nacional de Meteorologia.
Segundo o INMET, algumas regiões do Brasil estão com temperaturas acima do ideal, chegando a registrar 5 ºC acima do ideal. Este índices podem agravar em hipertermia, que é quando o corpo absorve o calor mais do que consegue e sente a dificuldade do suor se dissipar. Segundo especialistas, a consequência é a pessoa sentir uma forte febre e em alguns casos, pode até morrer de calor.
No momento a situação preocupa mais nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, além de áreas do estado do Tocantins, no Norte do Brasil. De acordo com o instituto, o alerta do forte calor vai até quinta (8) ou sexta-feira (9), dependendo da localidade, quando a perspectiva é de que a chuva venha.
As mortes por calor no país são consideradas raras e é mais recorrente na Europa. Ainda assim recomendações como o uso de roupas leves, ingestão de alimentos saudáveis e o consumo de água devem ser constantes. Além de fazer o uso do protetor solar.