Cultura

Desenho de gato em deserto é descoberto

Embora com 2 mil anos de existência, a imagem de sua conservação impressiona

O desenho de um gato foi descoberto em pleno deserto de Nazca, no Peru nessa segunda-feira (19). A região chamada de Linhas de Nazca já é considerada um patrimônio da humanidade pela Unesco, e famosa por abrigar outros desenhos de solo, chamados de geóglifos e todos com mais de dois mil anos de idade.

A arte do gato gigante tem 37 metros de altura. Mas a pergunta que fica é com sua grandeza e facilidade de visão, como conseguiu estar tanto tempo escondido? A resposta se deve ao fato de onde poder enxergá-lo. A imagem veio ao conhecimento do público por conta da construção de uma plataforma de observação na região, concedendo o ângulo necessário para que se observe a imagem.

Em nota oficial, o ministro da Cultura do Peru, Alejandro Neyra, afirmou que “a figura estava pouco visível e prestes a desaparecer, porque se encontra em uma íngreme elevação que é propícia aos efeitos da erosão natural”. Cientistas acreditam que o desenho foi feito de forma simples: por meio de depressões na terra que expõem uma coloração diferente de camadas inferiores. Por conta disso, a erosão seria mesmo fatal à arte. Entretanto, Neyra afirmou que o geóglifo foi limpo e restaurado.

Para a agência de notícias Efe, o arqueólogo-chefe da Linhas de Nazca afirmou que o gato é ainda mais antigo que a própria cultura Nazca, situada historicamente por volta dos anos 200 e 700, d.C. A imagem é, na realidade, do fim da era dos Paracas, entre 500 a.C. e 200 d.C.

Leia também

VÍDEO – Cão protege menina durante bronca da mãe

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios