Polícia Federal combate crimes de fake news
Com a campanha eleitoral em andamento, muitas falsas informações são veiculadas
A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Campinas nesta sexta-feira (23). O objetivo era combater os casos de “fake news” que envolvem os candidatos à prefeito e vereador da cidade de Indaiatuba. Na ação, computadores, notebooks, celulares e outros dispositivos que serviam de armazenagem de dados foram apreendidos.
O delegado da Polícia Federal, Fernando Marciano Golia explicou mais detalhes da operação e que as investigações continuam. “Até o momento, os indícios que nós temos é de que uma das pessoas que trabalha na Fiec estaria promovendo a elaboração e execução dessas fake news. Coincidentemente, também é a pessoa que a gente foi na casa fazer a busca e apreensão”, disse Golia.
Os mandados foram cumpridos em uma casa e na Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), órgão da prefeitura. O delegado da PF explicou que a fundação não tem relação com a denúncia e que o alvo é um trabalhador do local.
A Prefeitura de Indaiatuba informou que não teve acesso ao processo e que só tomou conhecimento dos fatos no momento da ação da Polícia Federal. Além disso reforçou que não se trata de uma ação movida contra a Prefeitura, mas sim contra um funcionário efetivo da Fiec, pois era ele quem estava envolvido no esquema criminoso e que é investigado.
“A Administração informa que está à disposição para colaborar com as autoridades policiais no que for necessário para o esclarecimento dos fatos e que serão tomadas as medidas administrativas cabíveis com relação ao servidor”.
Leia também