Esporte

Maradona celebra 60 anos de vida e muitas histórias

Jogador é idolatrado pelos torcedores e é considerado um "deus"

Essa sexta-feira é um dia especial para o futebol mundial. Completa 60 anos de vida, Diego Armando Maradona, o maior jogador de futebol da Argentina e um dos maiores atletas de todos os tempos do mundo. Entre as suas marcas com a camisa Albiceleste estão as conquistas da Copa América de 1991 e a Copa do Mundo de 1986, além de passagens marcantes por Barcelona, Napoli e Boca Juniors.

Nascido em Lanús no dia 30 de outubro de 1960, Maradona apareceu para o futebol aos 15 anos, defendendo o Argentinos Juniors e já chamava a atenção com a facilidade que fazia lançamentos, passes, dribles curtis e chutes precisos com a perna esquerda. Não demorou muito e aos 17 anos recebeu a primeira convocação para a Seleção da Argentina e muitos acreditavam que o jogador seria chamado para a Copa de 1978. Porém ele foi cortado da lista.

Ainda com a camisa do Argentinos Juniors, Diego Maradona conseguiu ser artilheiro do Campeonato Argentino e fez com que a equipe chegasse ao vice-campeonato. O Boca Juniors ficou impressionado com o desempenho do atleta que o contratou em 1980. No ano seguinte foi campeão do Metropolitano.

Europa

Foi contratado pelo Barcelona em 1982 apontado como uma grande esperança para que o clube voltasse a erguer títulos. Mas no primeiro ano, devido a uma hepatite esteve fora dos gramados por 3 meses, o que acabou prejudicando sua atuação e o desempenho da equipe.

Chegou o ano de 1983 e o Barça com Maradona ergueu três taças (Copa do Rei, Copa da Liga Espanhola e a Supercopa da Espanha). Porém uma confusão que se envolveu contra o Athletic Bilbao o fez ficar suspenso por 3 meses e depois saiu rumo ao Napoli.

Napoli

Ao lado de Careca, Napoli teve a sua era de ouro.

Em 1984, sua chegada foi como a de um astro. De helicóptero foi muito venerado pelos torcedores em sua chegada. Em campo o crescimento do Napoli foi incrível. Na primeira temporada terminou em oitavo lugar, mas a 10 pontos do Verona, que foi o campeão. Já no Campeonato Italiano de 1985-1986 o clube chegou na terceira colocação. E na temporada seguinte a consagração devido ao primeiro título da Série A diante da Juventus, maior vencedora da competição.

Em 1987 Maradona ainda ajudou a ganhar a Copa da Itália. Em 1989 veio o principal título do Napoli: a Copa da UEFA, muito comemorada por todos os torcedores. E em 1990 o clube ganhou mais um Campeonato Italiano e uma Supercopa da Itália.

Seleção Argentina

Sua estreia com a Albiceleste ocorreu em 1977 em amistoso contra a Hungria e apesar do grande clamor da população, não disputou a Copa do Mundo de 1978. Só teve a chance de jogar o Mundial, na Espanha, em 1982 e acabou sendo eliminado pelo Brasil, onde Maradona foi expulso.

Chegou o ano de 1986 e a Copa do México foi a consagração dele como jogador. Ele conduziu a equipe até o título, principalmente com atuações épicas contra o Uruguai, a Inglaterra, principalmente pelos dois gols que até hoje são históricos. O primeiro ele levantou o braço e a bola tocou na mão e entrou. Apesar das reclamações dos ingleses, o gol foi confirmado e foi chamado de “La mano de Dios”. Depois ele marcou um outro gol antológico ao driblar vários defensores, inclusive o goleiro e deu a vitória.

Maradona foi o grande líder rumo ao título da Copa de 1986.

Veio a semifinal e Maradona marcou dois belos gols contra a Bélgica e ajudou na classificação até a final contra a Alemanha Ocidental. A partida foi eletrizante porque a Argentina havia feito 2 a 0, mas os alemães buscaram o empate. A vitória da Albiceleste só veio nos últimos minutos, quando El Pibe tocou para Burruchaga decidir e dar o segundo título da Copa do Mundo.

 

Copas de 1990 e 1994

Diego Maradona ainda atuou na Copa de 1990, na Itália, onde teve mais uma boa atuação, inclusive eliminando o Brasil na competição e era visto como o cara para levar mais uma Copa. Porém a mesma Alemanha que ele havia vencido, acabou o vencendo na decisão.

Depois veio a Copa de 1994, e embora com uma boa geração de atletas, a fase de Maradona não era das melhores, sendo que ele estava envolvido em uma série de polêmicas. A mais grave foi o fato de ter sido pego no doping e foi excluído do Mundial dos Estados Unidos.

A vida pós jogador

A aposentadoria aconteceu no ano de 1997, vestindo a camisa do Boca Juniors. Depois foi comentarista esportivo, apresentador de programa de TV, como o “La Noche Del Diez”, onde na primeira edição, recebeu Pelé e os dois maiores jogadores bateram uma bola, tocaram música e tiveram um papo bem descontraído.

Maradona ainda voltaria para a Seleção Argentina, mas como treinador. Na Copa de 2010, comandando Tevez, Aguero e Messi, a equipe acabou sendo eliminada nas quartas de final com uma goleada sofrida pela Alemanha.

Também teve uma série de polêmicas e escândalos. Um deles ficou entre a vida e a morte devido a problemas de dependência química em 2004 e sofreu com doença cardíaca. Mas se recuperou e passou a ter uma nova conduta de vida. Atualmente é treinador do modesto Gimnasia y Esgrima.

Leia também

Pelé: 80 anos daquele que veio para ser rei

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios