AgriculturaItatibaItupevaJundiaíLouveiraTurismoVinhedo

Cidades organizam volta do Circuito das Frutas

Os municípios querem recuperar um pouco do prejuízo devido a pandemia

As cidades que fazem parte do chamado Circuito das Frutas estão se organizando para retomar a realização das atividades culturais e turísticas. Com a suspensão das atividades culturais em virtude da quarentena da covid-19, o fluxo de turistas dos 10 municípios caiu drasticamente. Embora não hajam dados precisos, sabe-se que a venda de vinhos, frutas e itens derivados dos produtores locais teve forte impacto.

Agora, com a retomada gradual, a região se organiza para se recuperar economicamente e para isto precisa atrair o turista. No total, 10 municípios integram o circuito turístico. São eles: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

A Prefeitura de Vinhedo e Itupeva afirmam que, nos últimos seis meses, a atividade turística foi praticamente nula. Jarinu alega que a suspensão das tradicionais festas sazonais e a queda das exportações foram os principais fatores agravantes.

Situação de Jundiaí

Juntas, as 10 cidades que fazem parte do Circuitos das Frutas, agregam 195 empreendimentos, sendo 52 integrados ao turismo rural jundiaiense.

A cidade, conhecida como o berço da Niágara rosada, é um forte polo turístico não só por sua grande variedade de produção de frutas, mas também pela história que carrega. De acordo com a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, o segmento foi o primeiro a parar suas atividades e é o último sendo retomado.

“Naturalmente, os empreendimentos ficaram com suas práticas suspensas e têm reiniciado a recepção de turistas ainda de maneira tímida, a partir da Fase Amarela, que permitiu a retomada dos restaurantes, vinícolas e pontos de venda de produtos rurais”, explica, ressaltando que algumas atividades retornaram apenas na Fase Verde.

Uma das principais estratégias para alavancar o fluxo turístico no município tem sido a exploração das redes sociais para dialogar com o público em potencial. “Estamos investindo na produção de um vídeo sobre a região, além de ter sido mantida a participação do circuito em eventos do trade turístico on-line, de maneira mista e presencial”, reitera Marcela.

Planejamento

O Circuito das Frutas possui um Grupo Técnico de trabalho que se reúne mensalmente para definir o andamento de todas as ações do destino turístico. “Este grupo reúne representantes do setor de turismo e do setor de agronegócio dos municípios que compõe a região. Além do Grupo Técnico, são realizadas reuniões do Conselho de Prefeitos, pelo menos quatro vezes ao ano”, explica a diretora, valendo-se de que todas as ações são projetadas em conjunto entre as cidades.

Vale ressaltar ainda que algumas cidades também disponibilizaram relações dos produtores locais para fomentar a venda da safra, além dos itens derivados. Para conferir as atrações completas oferecidas pelos municípios que fazem parte do Circuito, basta acessar o site.

Leia também

Zoo Itatiba inaugura maior museu de história natural

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios