JundiaíSaúde

Operação contra Arboviroses começa

Medida é para evitar os casos de dengue, especialmente no verão

Vai começar a operação ‘Verão contra Arboviroses’, em Jundiaí. Os técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de diversos departamentos fizeram uma reunião. O trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela é realizado durante o ano inteiro. Porém,com a chegada do período das chuvas e das altas temperaturas ele é intensificado.

O gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, Carlos Ozahata, diz que a cidade contabilizou até outubro 98 casos de dengue. A população deve manter a atenção aos espaços domiciliares. “As arboviroses são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti que, necessariamente, precisa de recipientes com água parada para a colocação dos ovos e desenvolvimento das larvas. Cuidando para que não existam essas condições, conseguiremos interromper o ciclo da doença”, argumenta.

A reunião entre os técnicos do município é realizada periodicamente, com o objetivo de manter as ações, que terão intensificação em relação à visitação dos agentes comunitários de saúde e o questionamento sobre a necessidade de eliminação de possíveis criadouros no ambiente domiciliar. “Este será um período diferente. A pandemia do Novo Coronavírus continua e chegamos à época de maior transmissão das arboviroses. Todo o cuidado se faz necessário para evitar que tenhamos casos e o risco de internações das pessoas mais vulneráveis às doenças”, alerta.

Cuidados

Para manter a residência livre dos mosquitos transmissores das arboviroses, basta seguir as recomendações são:
– Manter os quintais livres de objetos que possam acumular água;
– Eliminar os pratos aparadores das plantas;
– Revisar as calhas para evitar qualquer acúmulo de água;
– Manter garrafas retornáveis armazenadas com a ‘boca’ para baixo e em local protegido da chuva;
– Limpar com água, sabão e esponja as vasilhas de água dos animais de estimação.

Leia também

Enfermeira sofre tentativa de agressão de ferido

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios