JundiaíSaúde

Parceria garante mais leitos para combater a COVID-19

Acordo foi firmado entre Prefeitura e hospitais

Em reunião realizada na segunda-feira (8), entre a Prefeitura de Jundiaí com os hospitais São Vicente de Paulo (HSVP) e o Hospital Regional, ficou garantido que mais 30 leitos estão disponibilizados. Eles serão utilizados para atender pacientes enfermos de outras doenças.

Dessa forma, os leitos existentes serão liberados para atender especialmente as pessoas com a COVID-19. Ficou determinado que a partir desta semana, diversas cirurgias que seriam realizadas no HSVP também passarão a ser realizadas no Hospital Regional, como cirurgia geral, vascular, plástica, urologia, ortopedia e cabeça e pescoço. Os pacientes elegíveis a essas cirurgias serão regulados via Núcleo Interno de Regulação.

Esses procedimentos, bem como os números do coronavírus, serão monitorados dia a dia, afim de que essa oferta de leitos seja ampliada progressivamente. “Trata-se de um plano de contingência, com o objetivo de atender as demandas com eficiência”, ressalta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

A importância da parceria

Para Danilo Fernando Costa Duarte, superintendente médico do HR, o retorno da parceria com o São Vicente é de fundamental importância, pela piora dos indicadores. “O Hospital Regional voltará a ajudar com todo o empenho, sabendo da importância que temos no processo de combate ao coronavírus”, diz.

“No auge da pandemia, em meados de julho, Jundiaí atuou de forma eficaz na contenção da doença e se saiu de forma exemplar. Naquela ocasião participamos dessa estrutura de atendimento, e agora voltamos, com auxílio para realização de cirurgias e com acréscimo de leitos para não-COVID, para que o município possa, mais uma vez, passar por essa crise difícil, como passou pela vez anterior”.

A oferta de leitos de UTI no HR deve ser aumentada de dez para 12 leitos a partir do final desta semana. “Existe o compromisso do Hospital Regional em ampliar ainda mais a oferta de leitos para o enfrentamento ao coronavírus, nessa parceria com o Hospital São Vicente; rotineiramente teremos o aumento de leitos, de acordo com o cenário epidemiológico”, diz o gestor Texera.

“Mas é essencial que a população continue se protegendo para evitar uma piora ainda mais significativa nesse quadro; esperamos evitar uma curva crescente de contágio, mesmo porque as outras doenças não deixaram de existir, e seria melhor para todos não transformar mais leitos gerais em leitos exclusivamente para COVID”.

Leia também

Jundiaí já tem decreto sobre a fase amarela

 

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios