“Seguimos todas as orientações e ações necessárias para manter a segurança dos doadores. As doações podem ser agendadas por meio do aplicativo ‘Colsan – Doe Sangue, Doe Vida’, disponível nas lojas de aplicativos online. Já no ambiente físico, sinalizamos o distanciamento e reforçamos as práticas de higienização, com frascos de álcool gel em vários locais”, explica.
A doação
O processo de doação é seguro e possui algumas características. Primeiro é realizada a identificação do doador de sangue, onde ele apresenta documentação com foto, seguido da triagem clínica hematológica para certificar-se de que o doador não possui anemia.
Além da pressão, é verificada a frequência cardíaca, a temperatura e por fim, é realizada uma entrevista clínica, onde perguntas são feitas para saber se a pessoa possui algum comportamento de risco ou comorbidades que a impeçam de doar sangue. Para iniciar o procedimento o doador também precisa estar alimentado.
Dos 16 aos 18 anos o interessado precisa comparecer com os pais ou responsável para assinar os documentos necessários. Em situações de risco acrescido a doação não será autorizada. A doação de sangue é um procedimento seguro e saudável, não causa nenhum risco.
Os interessados devem procurar a Colsan, localizada na Rua 15 de Novembro, Nº 1498. O telefone para contato é 4521-4025. A doação pode ser realizada nos dias 22, 23, 26, 28, 29, 30 e 31 de dezembro. Nos dias 24 e 25 e dia 1º a unidade estará fechada. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30.
Leia também
Bons hábitos durante as festas podem evitar derrames e infartos