Assim como ocorreu na Baixada Santista, cidades do Litoral Norte também não vão seguir as determinações de endurecer a quarentena, onde nos finais de semana do Natal e Ano Novo haveria fase vermelha e somente serviços essenciais poderiam funcionar.
São os casos de Caraguatatuba e São Sebastião que já declararam que seguirão com as regras da fase amarela. Nela, bares, restaurantes, lanchonetes, shoppings, academias e salões de beleza poderão funcionar dentro dos limites de 10 horas e com limite de 40% da capacidade.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB) falou sobre o tema. “Não podemos penalizar comerciantes e empresários, que prepararam seus estoques, contrataram gente e é um momento de recuperação econômica. Tem que haver equilíbrio, tanto na defesa da saúde quanto na defesa da economia”, afirmou.
E ele justificou a não adesão para a fase vermelha entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1 a 3 de janeiro de 2021. “Temos a segurança dos números. Todas nossas equipes médicas tanto da região sul quanto da região central tem feito avaliações e diagnósticos constantes. Temos um alto índice de recuperação, cerca de 92% das pessoas estão sendo recuperadas e a cidade está em segurança. Temos neste momento duas pessoas entubadas e temos vagas nos hospitais, o que nos faz crer que esse número nos coloca em condição de segurança, mantendo sim a flexibilização e abertura dos comércios em um momento tão crítico da nossa economia”.
Caraguatatuba
A Prefeitura publicou um decreto onde a única restrição confirmada ocorrerá no Réveillon. As atividades consideradas não essenciais ficarão sem funcionar entre às 20h de 31 de dezembro até o meio dia de 1º de janeiro. O prefeito Aguilar Júnior (PMDB) comentou as ações a serem feitas.
“Nosso objetivo é evitar aglomeração. A maior aglomeração que temos é na virada do Ano Novo, que é o maior número de pessoas na cidade. Lembrando que todas ações tomadas em Caraguatatuba são seguindo protocolos sanitários, ouvindo nosso sistema de saúde e dialogando com os comerciantes que estão esperando essa data. Infelizmente veio esse anúncio do governo do Estado na véspera do Natal, deveria ter vindo antes”, afirmou.
Ilhabela e Ubatuba
Questionadas sobre as ações a serem seguidas nos finais de semana de Natal e Ano Novo, as prefeituras de Ilhabela e Ubatuba também se manifestaram.
A Prefeitura de Ilhabela informou que vai seguir a determinação do governo estadual. Já a administração em Ubatuba disse que aguarda a publicação do decreto que oficializa as medidas da fase vermelha nas datas pontuais para analisar possíveis mudanças.
Leia também