Grêmio e Palmeiras fazem a final da Copa do Brasil
Gaúchos ficaram no 0 a 0 com o São Paulo, enquanto o Verdão venceu o América-MG
A Copa do Brasil 2020 já sabe quem serão os finalistas. Grêmio e Palmeiras superaram São Paulo e América-MG nas semifinais e vão duelar por mais um título em fevereiro de 2021. Mas além do título, o que está em jogo é a grande premiação que o campeão levará. Nada menos que R$ 54 milhões ao campeão, que somado ao que foi faturado por classificações anteriores o valor total é de R$ 72,8 milhões.
O Tricolor Gaúcho mostrou o espírito copeiro e em 27 edições disputadas, chega na sua nona final. Os gaúchos já conquistaram cinco edições da Copa do Brasil (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016). Caso vença esta edição iguala ao Cruzeiro como o maior vencedor do torneio.
Já o Palmeiras está na sua quinta final da competição e tenta levar o tetra. Antes o Verdão faturou o campeonato nos anos de 1998, 2012 e 2015, além de um vice-campeonato em 1996.
Grêmio
O time de Renato Gaúcho venceu o São Paulo na ida por 1 a 0 e precisava de um empate no Morumbi para assegurar a vaga na final. Já a equipe de Fernando Diniz precisava vencer por dois gols de diferença para sonhar com o inédito título e o fim do tabu de 8 anos sem conquistas.
Embora os são-paulinos tenham tido mais posse de bola, não conseguiram transformar em oportunidades claras de gol. Os gremistas por sua vez estiveram bem postados em campo e souberam subir a marcação, impedindo as investidas do Tricolor Paulista. O panorama do jogo foi um são Paulo tentando atacar, mas parando na defesa gaúcha e ainda sofrendo com contra-ataques. No final o 0 a 0 foi suficiente para levar o Grêmio a mais uma final e confirmou a tradição do clube ser considerado copeiro.
Palmeiras
O Verdão precisava vencer para chegar à final, mas tinha pela frente um América-MG embalado e confiante depois de superar outros fortes adversários, como o Internacional. Em campo, pouca inspiração e muito nervosismo por parte do time de Abel Ferreira. Faltou criatividade e ficou visível que o lado físico sentiu desgaste. Não atoa. O Alviverde sonha com os títulos do Campeonato Brasileiro e está nas semifinais da Libertadores da América.
Foi necessário vir o segundo tempo e com as mudanças feitas em campo, devido as entradas de Patrick de Paula, Lucas Lima e Gustavo Scarpa, o Palmeiras passou a ter mais mobilidade e eficiência nas jogadas. Os gols foram de Luiz Adriano aos 23 minutos, que chutou rasteiro e de Rony que deu um cabeceio livre.
Agora o Verdão terá pouco tempo de descanso, já que no próximo dia 5 de janeiro já tem mais um jogo decisivo. Vai pegar o River Plate, na Argentina, pelas semifinais da Libertadores da América. O condicionamento físico terá de ter cuidados redobrados.
Leia também