
Uma linda cena foi vista no mar de Ilhabela. Um grupo de 8 orcas apareceram nadando no sul da cidade. O Instituto Argonauta vem acompanhando a presença dos mamíferos desde o último domingo, quando eles circularam também por Ubatuba e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Dois filhotes estavam se alimentando de uma raia borboleta e de acordo com o instituto isso significa que a presença das orcas é em busca de alimentação. Mas durante a verificação, os pesquisadores constataram que um dos animais apresentava ferimentos na nadadeira dorsal e no pedúnculo caudal. A causa pode ter sido uma colisão com embarcações ou com redes de pesca.
Explicação
Embora lembrem muito baleias, as orcas não são baleias. Elas são da famílias dos golfinhos e costumam de alimentar de peixes, raias, focas, pinguins e outros animais marinhos. apesar de surpreendente, é comum o Litoral Norte de São Paulo receber a visita destes mamíferos.
O instituto Argonauta ressalta que a aproximação a menos de 100 metros de qualquer cetáceo com o motor ligado é infração, de acordo com uma portaria do Ibama.
Leia também
Polícia Ambiental multa criador em 30 mil reais por manter pássaros em cativeiro